Os professores das redes públicas de ensino também ganharam uma chance a mais para complementar a formação superior. Eles podem participar da seleção para as bolsas de estudo ofertadas no ProUni (Programa Universidade para Todos), em seu processo seletivo para o segundo semestre de 2022. As inscrições para o certame começaram nesta segunda-feira, 1º de agosto, e vão até esta quinta, 4.
Segundo o edital, divulgado na semana passada pelo Ministério da Educação (MEC), os professores podem concorrer apenas nos cursos de licenciatura e de Pedagogia destinados à formação do magistério da Educação Básica, se for o caso e se houver inscritos nessa situação. Para isso, o professor deve estar no efetivo exercício do magistério da educação básica, além de pertencer ao quadro de pessoal permanente de instituição pública.
Em caso de aprovação no ProUni, eles não precisarão comprovar renda. Nos casos de concomitância ou complementariedade de licenciatura e de bacharelado no mesmo curso, ele está dispensado da exigência de ser portador de diploma de curso superior, desde que esse diploma seja em áreas do conhecimento, especialidades e regiões estabelecidas como prioritárias em regulamento.
As inscrições podem ser feitas através da página do programa no Portal Acesso Único,
do MEC. No momento da inscrição, o candidato será direcionado à página
da plataforma Gov.br, que concentra todos os serviços públicos do
governo federal, e ali preencher o CPF e a senha. Caso ele não tenha
acesso ao sistema, pode fazer o cadastro na mesma plataforma,
preenchendo as informações solicitadas. Todo o procedimento é gratuito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário