Carlos Victor Costa / Agência Alagoas
O Diário Oficial do Estado deste
domingo (15) entra para a história, por trazer nomeações que fazem com que o
Governo de Alagoas tenha o primeiro escalão com o maior número de mulheres já
registrado até hoje. Serão 12 mulheres no comando das principais pastas do
Executivo estadual. O número também é o maior entre todos os governos estaduais
do Brasil. O fortalecimento das políticas de gênero será uma das
características da gestão do governador Paulo Dantas.
“A melhor forma de reconhecer de verdade o valor das mulheres alagoanas é trabalhar para mudar essa estrutura machista secular que existe em nosso Estado. Acredito que colocando mulheres nos cargos de alto escalão, em postos que podem definir o desenho de políticas públicas, estaremos dando um passo decisivo para avançarmos na efetivação da equidade de gênero. Porque pra mim, lugar de mulher é na liderança, lugar de mulher é na política. Pra mim, lugar de mulher é onde ela quiser”, declarou o governador Paulo Dantas, em seu discurso de posse.
A posse dos novos secretários será nesta segunda-feira (16), às 8h30, no Salão Aqualtune, no Palácio República dos Palmares. Confira a edição suplementar do DOE publicado neste domingo.
A presença de mulheres no governo começa com a jornalista Luiza Barreiros, que comandará a Secretaria do Gabinete Civil. Com experiências no Tribunal Regional do Trabalho, na Ordem dos Advogados do Brasil e na Câmara dos Vereadores de Maceió, ela assume com a missão de ajudar o governo a gerenciar e integrar todas as suas funções administrativas, assessorando o chefe do Executivo nas relações institucionais e assistindo-o no desempenho de suas atribuições constitucionais e legais.
A nova titular da Educação será a professora Roseane Ferreira de Vasconcellos. Ela já atuava na pasta, como superintendente da Rede Estadual de Ensino. No comando da secretaria, a gestora terá como finalidade assegurar o cumprimento constitucional da política educacional e a execução das políticas públicas relativas ao desenvolvimento integrado, fortalecendo o sistema estadual de ensino e garantindo o funcionamento de suas unidades estaduais.
Renata dos Santos será a nova secretária de Planejamento e Gestão. Com experiência no Tesouro Estadual desde 2016, caberá a ela a promoção de ações de fomento à política de gestão de pessoas, ao patrimônio público e à prestação de serviços à sociedade. A Seplag acompanha, ainda, os planos orçamentários, auxiliando o governador no monitoramento, controle e avaliação do desempenho da máquina pública.
A Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico ficará sob o comando de Caroline Balbino. Advogada com 18 anos de experiência na área empresarial, ela também foi conselheira estadual da OAB. Na pasta, Caroline terá como objetivo, promover o desenvolvimento econômico do Estado de Alagoas, por meio do fomento ao desenvolvimento local, da integração ao desenvolvimento regional, nacional e internacional e de políticas públicas sustentáveis, voltadas para os setores de energia, mineração, indústria, comércio, serviços e turismo.
A pasta de Assistência e Desenvolvimento Social terá como titular a psicóloga Manuelle Farias, que atuou como superintendente de Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura de Arapiraca. Ela terá como missão a promoção do desenvolvimento social por meio da inclusão, capacitando e conscientizando os municípios sobre o seu papel fundamental para que se atinja esse objetivo.
A secretaria de Infraestrutura será comandada pela engenheira civil Maria Gevan Gomes Tenório Amorim. Pós-graduada em Engenharia de Petróleo e Gás, ela terá pela frente a responsabilidade pela elaboração e execução de políticas em habitação, saneamento e obras públicas, tendo como finalidade o desenvolvimento sustentável do Estado.
Na Secretaria do Trabalho e Emprego a gestão será da advogada, especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Universidade Anhanguera, Maria Cláudia Gomes Chaves. Ela terá a responsabilidade pelo desenvolvimento das políticas públicas de trabalho, emprego e qualificação profissional de Alagoas.
Mantidas
As secretárias Melina Freitas e Maria Silva, das secretarias da Cultura e da Mulher, respectivamente, permanecem nos cargos. Elas estão no governo, desde a gestão de Renan Filho.
Empossada em abril, Samya Suruagy do Amaral permanece na Procuradoria-Geral do Estado (PGE). Já Adriana Andrade Araújo será efetivada no cargo de controladora-geral do Estado (CGE). Segue à frente da Governança do Estado, Poliana Santana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário