Ana Paula Lins / Ascom Seduc
“Quando as carteiras novas chegaram, os alunos ficaram tão felizes que fizeram questão de ajudar a retirar os plásticos. Os professores também ganharam conjuntos com design moderno. Melhorar o ambiente com mobiliário contribui bastante para o desenvolvimento da aprendizagem”. A fala de Damiana Melo, diretora da Escola Estadual Maria José Loureiro, localizada no Cepa, em Maceió, mostra o impacto que o programa do governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Equipa Escola, está tendo na rede estadual de ensino, proporcionando espaços mais confortáveis e modernos para toda a comunidade. No Estado, todas as Gerências Regionais de Educação (Geres) já receberam pelo menos um dos itens contemplados pelo programa.
Um dentre os vários programas que somam o maior investimento da história da Educação de Alagoas, o Equipa Escola totaliza um aporte de R$ 50 milhões na melhoria da infraestrutura das 310 unidades de ensino com a aquisição de carteiras estudantis, conjuntos de professor, refeitórios/kits de cozinha, material pedagógico, computadores e impressoras. Benefícios que vão além da parte física, conforme explica o secretário de Estado ida Educação, José Márcio de Oliveira.
“A escola é a segunda casa do estudante e do servidor. Por isso, é importante que esse ambiente, onde ele passa boa parte do seu dia, seja confortável, seja acolhedor. Quando equipamos as nossas unidades com todas essas benfeitorias, temos espaços mais bonitos e harmônicos, que proporcionam resultados positivos e impactam diretamente na aprendizagem dos nossos alunos e no trabalho dos nossos professores”, avalia o secretário.
Mais conforto
Na Escola Estadual Maria José Loureiro, estudantes e professores são unânimes ao afirmar que o novo mobiliário trouxe muitos benefícios. “Agora temos carteiras maiores e mais confortáveis. Como temos mais espaço, não precisamos mais colocar nossas mochilas no chão”, comemora a estudante Luiza Beatriz Ferreira, aluna do 7º ano do ensino fundamental e presidente do grêmio estudantil da escola.
A professora Edneusa Leandro conta que os docentes também ganharam conjuntos mais modernos e que facilitam o seu trabalho. “Ganhamos economia de espaço, design e conforto. A movimentação da cadeira é mais leve e nossos conjuntos tornam a sala mais harmoniosa, em sintonia com o mobiliário dos alunos”, enumera Edneusa, que leciona matemática na instituição.
A diretora Damiana é enfática: “os kits fizeram a diferença em nossa escola e estão no mesmo nível de qualquer instituição de ensino particular”, diz.
Novos tempos
A distribuição dos kits não se limita às escolas da capital. Em Arapiraca, no Agreste alagoano, o mobiliário chegou em boa hora na Escola Estadual Costa Rego. Este ano, a instituição passou a ofertar o ensino médio integral e precisava se adequar a esta nova realidade.
“Ao todo, temos 1.032 alunos matriculados e distribuídos em 20 turmas. Destes, 275 representam as seis turmas do ensino integral que permanecem na escola por mais tempo. Todo esse mobiliário é muito bem-vindo e, em breve, com o recurso do Programa Rumo às Aulas, faremos também as adequações na rede elétrica para instalar os aparelhos de ar condicionado que recebemos”, informa a diretora Rosineide Quirino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário