Ações incluem acompanhamento, formação e troca de experiências; escolas se engajam para melhorar proficiência dos alunos nas provas do Saeb
Maria Cristina Boia, gerente da 9a gere, diz que Seduc faz acompanhamento com municípios Foto: José Demétrio |
Texto de Ana Carolina Lima e Ana Paula Lins
Em
toda Alagoas, escolas estaduais e municipais estão mobilizadas para
aprimorarem a qualidade de ensino e superarem seus índices
educacionais. Por meio do Programa Escola 10, entre outras ações, as
unidades de ensino se preparam para os testes de proficiência do Sistema
de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que serão aplicados entre o
final de outubro e começo de novembro em todas as escolas públicas
brasileiras e uma parcela das privadas. A meta é que o estado cresça
ainda mais nos indicadores educacionais.
Coordenados pelo Inep, os testes servirão de base para o cálculo do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Serão
avaliados os níveis da educação brasileira e o conhecimento de
matemática e língua portuguesa dos estudantes do 5º e 9º do ensino
fundamental e 3ª e 4ª séries do ensino médio.
Na
região da 9ª Gerência Regional de Educação (Gere), que abrange Penedo e
municípios vizinhos, a parceria do Escola 10 proporcionou uma série de
ações que inclui visitas de acompanhamento, formações e seminários para
troca de experiências. “Nossa proposta é que a Gere proporcione aos
municípios atividades e orientações para a realização de projetos que
visem o êxito no Ideb. E que cada Secretaria Municipal de Educação, por
meio de seu articulador de ensino, promova um Encontro Municipal entre
articuladores, gestores e a equipe da Gere para socializar as ações do
Escola 10”, explica a gerente da 9ª Gere, Maria Cristina Boia.
Em
Penedo, um encontro reuniu 23 escolas da rede municipal. De acordo com
Keith Guimarães, articuladora da Secretaria Municipal de Educação
(Semed) de Penedo, todas as unidades de ensino estão engajadas para a
melhoria do fluxo e da proficiência dos estudantes do município.“Conseguimos
Ideb de 4.9 em 2017 e a meta pactuada para 2019 é de 6.7, um acréscimo
de quase 40%. Estamos esperançosos, mas também trabalhando muito,
desenvolvendo diversas estratégias e buscando também envolver as
famílias”, afirma.
Lá,
uma das unidades empenhadas para a superação dos índices é a Escola
Municipal Professora Helena de Oliveira Carvalho, cuja meta estimada
para 2019 é de 7.0. Segundo a articuladora de ensino Verônica Maria
Araújo, estão sendo desenvolvidas ações trabalhando os gêneros textuais,
leitura, resolução de problemas e medidas, tendo sempre como parâmetro
os descritores do Saeb.
Já
a Escola Santa Cândida, também de Penedo, buscou uma forma diferenciada
e lúdica de trabalhar a língua portuguesa: os cafés literários.
“Promovemos os cafés literários, onde tivemos cupcakes e biscoitos da
pontuação. Por meio deles, os alunos tiveram que adivinhar o gênero
textual”, conta a professora Josilene Rodrigues.
Resultados de Alagoas – Nos últimos
quatro anos, o estado registrou avanços significativos na educação
pública. O exemplo mais notório se deu com a melhoria no ranking do IDEB em 2017. A
comparação entre os resultados do índice de 2015 e 2017 mostra que, no
Ensino Médio, o estado saiu da última colocação para a 16ª no ranking
geral. Nos anos iniciais (Fundamental I), Alagoas saiu da penúltima
posição para a 20ª e nos anos finais (Fundamental II) pulou da penúltima
posição (26ª) para a 19ª.
Agência Alagoas
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