Socorro a pacientes com a Covid-19 impulsionou crescimento; números reforçam a importância do isolamento social para evitar a contaminação
amu conta com kit para atender pacientes com suspeita e confirmação da Covid-19 Igor Nascimento |
Texto de João Victor Barroso
O Serviço
de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas registrou um aumento
de 10,51% no percentual de atendimentos no primeiro quadrimestre de
2020. Enquanto no mesmo período do ano passado foram prestadas 28.502
assistências, em 2020 foram atendidas 31.500 pessoas, pelas Centrais
Maceió e Arapiraca. O acréscimo foi de 2.998 entre os meses de janeiro e
abril.
Os
dados da Central de Regulação do Samu mostram que além da assistência
de rotina no socorro às vítimas de acidentes de trânsito e de
agressões por arma branca e de fogo, nos meses de março e abril, foram
contabilizados 379 atendimentos a pacientes com suspeita ou testados
positivos para a Covid-19, seja encaminhando-os para as unidades
hospitalares ou realizando transferências entre hospitais.
Segundo
Josileide Costa, supervisora geral do Samu Alagoas, o número de
atendimentos de pacientes confirmados ou suspeitos do novo coronavírus
tem crescido diariamente. “Os nossos socorristas se mantêm nas ruas
salvando a população, realizando os atendimentos primários, como os
casos clínicos, psiquiátricos, obstétricos, acidentes de trânsito e
ferimentos por arma de fogo e arma branca. Mas, o número de ocorrências
de Covid-19 tem sido enorme, uma vez que, entre os meses de março e
abril, tivemos um aumento de mais de 1.500% nesse tipo de atendimento”,
ressalta.
Em
março, o Samu Alagoas realizou 22 atendimentos a pacientes com a
Covid-19. Já em abril, as ocorrências passaram para 357 casos de
pacientes suspeitos ou confirmados do novo coronavírus, esse aumento de
335 chamados, representa um acréscimo de 1.522% de um mês para o outro,
segundo a Central de Regulação do Samu Alagoas.
A
supervisora geral do Samu faz um apelo para que a população fique em
casa durante esse momento de pandemia e isolamento social. “Esse é o
momento para a população se proteger, proteger a família e também ajudar
os profissionais que estão na linha de frente da saúde”, salienta
Josileide Costa, ao ressaltar que o Samu Alagoas está preparado para
continuar no enfrentamento do novo coronavírus.
“Aumentamos
o número de nossas viaturas, fizemos ajustes nas nossas equipes de
médicos, enfermeiros, condutores socorristas e técnicos de enfermagem,
visando garantir um atendimento mais ágil e eficiente para os alagoanos.
Também estamos abastecidos com todos os EPIs [Equipamentos de Proteção
Individual] para que os nossos socorristas façam uma assistência segura à
população”, destacou a supervisora geral do Samu Alagoas.
Redução nos acidentes de trânsito – Se
por um lado houve aumento no número de ocorrência de Covid-19, por
outro, houve uma redução no quantitativo de atendimentos relacionados
aos acidentes de trânsito durante esse período de isolamento social. No
primeiro quadrimestre de 2020 houve uma redução de 6,94% nos socorros
prestados pelo Samu nas ruas e rodovias do Estado, quando comparados com
o mesmo período do ano passado.
Para
se ter ideia, de janeiro a abril de 2019, os socorristas do Samu
Alagoas foram acionados 2.619 vezes para acidentes de trânsito. Este
ano, no entanto, foram registrados 2.437atendimentos, evidenciando uma
diferença de 182 casos.
Ligações para o 192 também caíram - Outro
dado apresentado na estatística dos primeiros quatro meses de 2020 foi a
queda no total de ligações e trotes para o número 192 do Samu Alagoas.
Entre janeiro e abril do ano passado, foram 170.658 chamados recebidos
pelos Técnicos Auxiliares de Regulação Médica (TARMs). Já no mesmo
período deste ano, os TARMs atenderam 138.963 ligações, o que representa
uma diminuição de 31.695 chamados, ou uma queda de 18,57%.
Quanto
aos trotes recebidos, houve uma redução de 37,76% no comparativo do
primeiro quadrimestre deste ano com o mesmo período do ano passado.
Enquanto de janeiro a abril de 2019 o Samu Alagoas recebeu 69.003
ligações indevidas, nos quatro primeiros meses de 2020 foram
contabilizadas 42.945, representando uma diferença de 26.058 ligações
chamadas criminosas.
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