iniciativa é da Escola Estadual Marcelo Resende e acontece uma vez por semana
Projeto incentiva a leitura entre as turmas do ensino fundamental Valdir Rocha |
Texto de Karyne Gomes
A
leitura abre uma janela para as habilidades linguísticas, de memória e
de conhecimento. Pensando nisso, para estimular esta prática com alunos
do ensino fundamental (1° ao 5° anos) das turmas da manhã e da tarde, a
Escola Estadual Marcelo Resende, localizada no bairro Gruta de Lourdes,
em Maceió, criou o projeto Sacola Viajante com o intuito de fomentar a
prática da leitura e da escrita. A unidade, por sinal, é uma das escolas
que participará do programa Criança Alfabetizada, onde Estado e
Municípios unirão forças para alfabetizar 80 mil crianças alagoanas na
idade certa – até os 7 anos de idade.
A
cada semana são distribuídos para os 258 alunos que estudam na
instituição livros de histórias, de contos de fadas e de lendas para que
eles aprendam a interpretar, a relatar e a narrar os acontecimentos. Já
na data final de cada mês, os professores se reúnem no pátio da unidade
para apresentar as peças teatrais e musicais. Além do mais, durante a
apresentação, os professores acrescentam belos cenários para aumentar a
concentração e atenção da criançada.
“Este
projeto é importante porque possui uma série de atividades que podem
ser utilizadas para trabalhar dificuldades na aprendizagem dos alunos. O
resultado está sendo surpreendente. Na semana, quando acontece algum
imprevisto, os alunos cobram. É bom ver o engajamento deles e dos
professores que sempre capricham nas produções,” explica a diretora
Rosana Maria Lima Santos.
Incentivo à leitura – A
professora Iranilde Soares Santos, que leciona para as turmas do 1° ano
do ensino fundamental, ressalta a importância da produção das sacolas.
“As crianças, quando viram as ‘Sacolas’ coloridas, ficaram encantadas.
Nós, professores, fazemos com que a produção seja atrativa para que os
alunos possam se interessar pelo conteúdo do livro e apresentar
posteriormente”, revela.
A
aluna Nicole Amara, do 4° ano do ensino fundamental, disse que, desde o
início, participa do projeto. “Gosto muito dessa ação. Todo final de
semana leio um livro. Na última vez, levei o livro ‘À beira-mar’, porque
descreve as lendas. Além disso, eu me identifico com a personagem do
livro, com o mesmo tamanho do meu cabelo”, conta a aluna.
O projeto –
O projeto Sacola Viajante foi criado desde 2017. Inicialmente se
chamava ‘Projeto Mala Viajante’ por utilizar uma ‘pasta’. Agora, a
proposta é de uma ‘Sacola’ que se tornou mais fácil para carregar como
intuito de fazer com que os pais acompanhem seus filhos no hábito da
leitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário