sexta-feira, 7 de março de 2025

Hospital do Coração Alagoano realiza cirurgia de troca de válvula com excelência e paciente celebra recuperação

 

 

 Neide Brandão / Ascom Sesau

Referência no tratamento de doenças cardiológicas em Alagoas, o Hospital do Coração Alagoano (HCA), em Maceió, reafirma seu compromisso com a saúde, ao proporcionar um atendimento de excelência para pacientes como Selma Morais Ferreira, de 47 anos.

 

Diagnosticada com arritmia cardíaca, ela passou por uma cirurgia de substituição de prótese valvar, trocando uma válvula biológica por uma mecânica e, agora, celebra a sua recuperação. 

 

A médica Laís Carvalho, que acompanha a paciente na unidade hospitalar, explicou a importância do procedimento realizado na paciente. 

 

“A válvula é como se fosse um portãozinho que permite a passagem do sangue, saída e entrada. A gente substitui esta válvula por uma prótese, que pode ser biológica ou mecânica. A cirurgia da dona Selma foi um sucesso, e ela está se recuperando muito bem. Agora, estamos na fase final de ajuste das medicações para programar a alta dela e devolvê-la para sua casa, para a família, para o mundo, para ela viver plenamente saudável e recuperada", explicou a especialista. 

 

A arritmia cardíaca é uma alteração no ritmo dos batimentos do coração, que pode ser mais acelerado (taquicardia), mais lento (bradicardia) ou irregular. Essa condição pode surgir por diversos fatores, como predisposição genética, doenças cardíacas pré-existentes, estresse, consumo excessivo de cafeína, tabagismo e até mesmo pelo envelhecimento natural do coração. 

 

O tratamento depende do tipo e gravidade da arritmia, podendo variar entre o uso de medicamentos, ablação por cateter, implante de marca-passo e, em casos mais complexos, cirurgia cardíaca. 

 

Selma Morais Ferreira não esconde a felicidade com o atendimento recebido no Hospital do Coração Alagoano e a nova fase que está por vir. 

 

“Cheguei aqui com muito medo, mas fui acolhida por uma equipe maravilhosa. Hoje, me sinto outra pessoa, pronta para voltar para casa e viver com mais qualidade. Eu passava muito mal em casa. Só tenho a agradecer a todos que cuidaram de mim com tanto carinho, principalmente a doutora Lais”, falou sorridente.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário