O Instituto Ibrape, em parceria com o Portal CadaMinuto, saiu às ruas entre os dias 01 e 04 de julho de 2022 e fez mais uma rodada de pesquisas perguntando em quem o alagoano vai votar para governador do Estado em outubro.
Foram entrevistados 1.992 pessoas em todas as regiões de Alagoas, e a margem de erro do levantamento é de 2,2% para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TSE sob o números BR-02847/2022 e AL-08723/2022.
No primeiro cenário o Ibrape/Cadaminuto perguntou de forma estimulada em qual candidato o alagoano votará para o governo do Estado?
O atual governador Paulo Dantas ( MDB) lidera o levantamento com 30% das intenções de votos, o senador Fernando Collor de Mello (PTB) aparece em segundo lugar com 19% das intenções, o também senador Rodrigo Cunha ( UB) vem em seguida com 16% das intenções de votos, e na quarta posição aparece o ex prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSD) com 10%
Ainda no mesmo cenário 1% querem votar em outro candidato, 16% não sabem ou estão indecisos e 8% pretendem votar em branco ou nulo.
O Ibrape/Cadaminuto aferiu ainda outros quatro cenários. Excluindo o nome de Rui Palmeira, o atual governador Paulo Dantas segue na liderança, com 32%, Collor chega a 21% e Cunha vai a 17%. 20% não sabem ou estão indecisos e 10% votam nulo ou branco.
No terceiro, quarto e quinto cenário foram feitos confrontos diretos entre o líder Paulo Dantas e os outros três candidatos.
Contra Fernando Collor de Mello, o atual governador teria 38% contra 24%, já contra Rodrigo Cunha, Dantas teria 37% contra 24% e por fim diante de Rui Palmeira o resultado seria 40% contra 17%.
Rejeição, Potencial de voto e conhecimento
Além da intenção de voto o Ibrape/Cadaminuto aferiu também outros três itens. Perguntados sobre em quem você não votaria em hipótese alguma para o governo, essas foram as respostas
Dos quatro principais candidatos Rui Palmeira tem a maior rejeição com 47%, seguido por Fernando Collor com 45 %, Rodrigo Cunha com 38% e por fim Paulo Dantas com 30%.
Veja abaixo o gráfico completo com rejeição, potencial de voto e conhecimento de cada candidato:
Nenhum comentário:
Postar um comentário