Balanço da SSP apresentado pelo governador Renan Filho nesta sexta-feira (9) traz avanços positivos e inéditos nos principais indicadores da série histórica
Alagoas registrou os menores índices criminais dos últimos dez anos no primeiro semestre de 2021. Os números que comprovam o avanço do Estado no combate à violência foram apresentados pelo governador Renan Filho e pelo secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar, durante coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (9).
Os resultados são positivos – e em alguns casos inéditos – nos principais indicadores, como a redução de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), de roubo veículos (carros e motos) e de assaltos em transporte coletivo urbano, além do aumento da apreensão de armas e drogas.
Nos Crimes Violentos Letais e Intencionais, a redução foi de 51,9% entre 2012 e 2021. É maior aferida por um estado brasileiro no período. Já na comparação com o ano passado, a queda foi de 18,5%.
Os dados também apontam estatísticas do mês de junho em relação anos anteriores – tanto para o estado quanto para a capital. Neste caso, a redução de CVLI foi de 17,3% (86 crimes) em Alagoas e de 33,3% (17 crimes) em Maceió. Ambos representam o menor quantitativo da série histórica para o mês de junho.
“Estamos caminhando para termos o melhor ano de todos os anos em nosso governo. Estamos chegando ao sétimo ano com resultados sucessivos de melhoras”, comemorou o governador Renan Filho. “Tivemos um grande resultado no mês de junho. Foram 86 homicídios em Alagoas. É um número muito baixo num estado que já chegou a ter 250 homicídios por mês. Ou seja, é 1/3 do que já chegou a ser. Em Maceió, foram 468 homicídios no primeiro semestre de 2012 contra 159 em 2021. Uma redução de 66%”, avaliou Renan Filho.
Outra queda acentuada ocorreu nos roubos em transporte coletivo urbano, com apenas 21 ocorrências no primeiro semestre. O número representa redução de 44,7% na comparação com 2020, e é muito inferior aos 652 assaltos registrados no primeiro semestre de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário