quinta-feira, 4 de março de 2021

Reunião de governadores com presidente da Câmara foi importante para compra da vacina da Pfizer, diz Renan Filho

Governo Federal deve anunciar aquisição de 100 milhões de doses do imunizante, segundo imprensa nacional

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
Renan Filho ressaltou que a reunião de governadores com presidente da Câmara foi importante para compra da vacina da Pfizer  
Renan Filho ressaltou que a reunião de governadores com presidente da Câmara foi importante para compra da vacina da Pfizer Márcio Ferreira/Arquivo
 
Texto de Severino Carvalho

Por meio das redes sociais, o governador Renan Filho afirmou, na tarde desta quarta-feira (3), que a reunião dos governadores com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, foi importante para a decisão do presidente Jair Bolsonaro de comprar a vacina da Pfizer, destinada ao Plano Nacional de Imunização.

“Lá eu ressaltei a importância do trabalho integrado e a necessidade de comprarmos todas as vacinas que demonstrarem eficácia e segurança”, escreveu Renan Filho. “Vamos seguir trabalhado. Unir todos os esforços possíveis nesse momento é fundamental”, acrescentou.

De acordo com a imprensa nacional, o governo federal deve anunciar a compra de 100 milhões de doses da vacina da Pfizer BioNTech contra a Covid-19, que seriam fornecidas ao longo do ano. O imunizante está sendo aplicado nos Estados Unidos e no Reino Unido desde dezembro. É o mais utilizado em Israel.

No Brasil, a vacina recebeu aprovação definitiva da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 23 de fevereiro deste ano. O imunizante enfrentava resistência por parte do governo federal por causa de cláusulas que previam a transferência de responsabilidade.

Sputnik V

Além de se reunir com o presidente da Câmara, Renan Filho também visitou, na terça-feira (2), em Brasília (DF), as instalações da União Química Farmacêutica Nacional S.A. para conhecer o cronograma de entrega da vacina Sputnik V, bem como tratar da possível contratação do imunizante pelos governos estaduais, em complementação ao Plano Nacional de Imunização.

“Trata-se de uma empresa muito sólida, que produz diversos medicamentos no país, especialmente anestésicos, dentre outros, e agora vai produzir nacionalmente a vacina russa Sputnik. Ela está aguardando a aprovação emergencial da Anvisa para já disponibilizar 10 milhões de doses ao Plano Nacional de Imunização. Esse é o trabalho que o Brasil precisa fazer nesse momento: intensificar a produção nacional de vacinas para que a gente possa imunizar o quanto antes a nossa população. Isso vai fazer cair drasticamente internações hospitalares, mortes e ajudar a nossa economia a se recuperar”, disse o governador, após a inspeção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário