sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Mutirão de Cirurgias da Saúde será prorrogado até este domingo (8)

Iniciativa do Governo acontece no bairro Benedito Bentes e agendou 142 procedimentos só no primeiro dia



Após passar por exames, o filho de Ana Paula teve a cirurgia agendada
Após passar por exames, o filho de Ana Paula teve a cirurgia agendada Olival Santos
Texto de Fabiano Di Pace

O primeiro dia do Mutirão de Cirurgias, voltado para cirurgias eletivas, agendou 142 procedimentos cirúrgicos. A iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), que começou nesta quinta-feira (5), teve sua duração prolongada até este domingo (8) devido à grande demanda identificada.


O Programa Mutirão de Cirurgias ergueu uma estrutura denominada de “Cidade da Saúde”, capaz de atender os pacientes com a realização de exames pré-operatórios. Entre eles estão ultrassom, exames de sangue e raios-x, permitindo que os participantes já saiam do local com sua cirurgia devidamente agendada.


“Estamos agendando procedimentos cirúrgicos de hérnias do tipo umbilical, inguinal e epigástrica. Também estamos disponibilizando histerectomia, para atender casos de mioma, e colocistecmomia, onde os pacientes com pedra na vesícula serão contemplados”, explicou a assessora técnica da Sesau Geonice Peixoto.


Devido à grande procura, a estrutura da Cidade da Saúde vai ficar no Benedito Bentes até o domingo (8). “Conseguimos ampliar a área de espera com tendas e abrimos uma nova área. Com isso, para as pessoas que já possuem os exames pré-operatórios a marcação é imediata, o que agiliza o processo”, esclareceu a assessora técnica da Sesau.

Pacientes passam por exames pré-operatórios antes de agendar a cirurgia (Fotos: Carla Cleto e Olival Santos)
Documentos – Para ter acesso à triagem, os usuários devem ir ao local portando RG, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS, além de estar em jejum. O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, ressalta que o programa Mutirão de Cirurgias foi planejado para reduzir as filas de espera.


“O governo do Estado vai intensificar a quantidade de cirurgias eletivas realizadas em Alagoas, reduzir filas e humanizar esses atendimentos, garantindo uma atenção especial ao usuário. O cidadão tem esperado, por vezes, durante muito tempo. Queremos mudar essa realidade aportando mais recursos e agilizando essas cirurgias”, destacou Alexandre Ayres.


Beneficiada – Para Ana Paula Gomes, o Mutirão de Cirurgias representa uma oportunidade importante para cuidar do filho de 8 anos. “Pude realizar os exames e a consulta que meu filho precisava. Fui atendida de forma muito atenciosa por todos”, ressaltou.
Pacientes passam por exames pré-operatórios antes de agendar a cirurgia (Fotos: Carla Cleto e Olival Santos)


Já a jovem Daiane da Silva conseguiu marcar sua cirurgia de retirada de pedra na vesícula para o dia 15 deste mês, no Hospital da Mulher. “Estava esperando essa cirurgia já há mais de quatro meses e pude, finalmente, me tranquilizar e sair com o procedimento agendado”, declarou.


Mutirão no Vergel – A próxima edição do Mutirão de Cirurgias, com triagem para agendamento de cirurgias eletivas, será montada no bairro do Vergel do Lago, em Maceió, nos dias 19, 20 e 21 de dezembro. “Serão realizadas as mesmas atividades que estão sendo feitas no Benedito Bentes, com a realização de exames pré-operatórios e agendamento de cirurgias”, destacou Geonice Peixoto.


A assessora técnica da Sesau reforçou que as pessoas não precisam adormecer na fila para assegurar o atendimento. “Temos uma equipe preparada e comprometida para atender a todos com responsabilidade e ética. A população pode se dirigir à Cidade da Saúde sem receio”, destacou.

Agência Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário