Seguimento com 3,5 quilômetros de extensão contará com oito novas pontes ao longo de todo o percurso
Novo trecho em duplicação oferecerá mais segurança e mobilidade ao fluxo intenso de veículos, ciclistas e pedestres na região, com oito pontes novas no total: em Jacarecica, Sesc Guaxuma, Barrocão e Gurguri – duas em cada ponto. Foto: André Palmeira |
Texto de Kaue Costa
As
obras de duplicação na AL-101 Norte avançam agora para o trecho III,
entre os bairros de Jacarecica e Garça Torta. Com uma extensão total de
3,5 quilômetros, o trecho em via dupla oferecerá mais segurança e
mobilidade ao fluxo intenso de veículos, ciclistas e pedestres na
região, com oito pontes novas no total: em Jacarecica, Sesc Guaxuma,
Barrocão e Gurguri – duas em cada ponto.
Com
exceção da ponte antiga de Jacarecica, que foi demolida e reconstruída,
as demais existentes continuarão a ser utilizadas e outras duas novas
serão construídas paralelamente às atuais, sendo uma delas para o
sentindo inverso do fluxo de veículos e a outra para uso exclusivo de
ciclistas e pedestres.
De
acordo com Alcides Tenório, secretário executivo de Transporte e
Desenvolvimento Urbano, no momento, a equipe trabalha na fase cravação
de estacas na ponte do Sesc Guaxuma e na execução da infraestrutura das
pontes de Jacarecica e Guaxuma. Após o período de chuvas, serão
executados os serviços de terraplenagem, drenagem, relocação das redes
elétricas e construção das pontes.
“Vamos
aproveitar o período de inverno para executar a abertura da área e dar
seguimento à duplicação, que vai desafogar o trânsito para o Litoral
Norte, além do impacto positivo para o setor turístico e para os
moradores da região, que ganham em mobilidade e segurança com essa
obra”, observou o secretário.
A
obra é executada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de
Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) e tem investimento de R$
22,1 milhões em recursos próprios. Os serviços de duplicação desse
trecho estão previstos para serem concluídos no primeiro semestre de
2020.
Agência Alagoas
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