sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Centro Xingó completa nove anos com práticas de referência para convivência com o semiárido

 Ascons Seagri e IABS

O Centro Xingó de Convivência com o Semiárido, localizado em Piranhas, completa nove anos nesta sexta-feira, 15 de setembro. O espaço funciona com uma gestão participativa entre a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), responsáveis pela administração técnica e executiva, em sintonia com um Comitê Gestor, composto por diversas instituições dedicadas ao desenvolvimento da região.


O Centro Xingó desempenha um papel importante na promoção de suporte aos produtores no semiárido, com tecnologias sociais que dão estrutura acessível e manejos sustentáveis para os agricultores. A secretária de Agricultura e Pecuária, Carla Dantas, explica que o espaço tem passado por um remodelamento, que está sendo realizado com a participação ativa dos membros do Comitê Gestor. O objetivo é intensificar as práticas realizadas no local e tornar o equipamento num centro de referência para outras instituições de Alagoas e de fora do estado.

“O espaço está passando por um processo de transformação de diversas atividades para que seja um espelho às instituições. Temos uma estrutura que consegue promover a diferença para os agricultores familiares. Estamos investindo em mais ações para que o Centro Xingó continue atuando com projetos sustentáveis e de promoção à inclusão produtiva, no desenvolvimento de tecnologias sociais e disseminando práticas e conhecimentos”, ressaltou a secretária Carla Dantas. 

Recentemente, a Seagri realizou obras de reforma e ampliação da Casa do Mel, em parceria com a Prefeitura de Piranhas, Emater Alagoas e a Codevasf, seguindo as recomendações da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal). O local passou a funcionar e atualmente proporciona aos apicultores acesso às máquinas e a capacitações. O espaço também é usado por estudantes de diversas instituições, que utilizam a Casa do Mel para aulas práticas. 


Ampliação de atividades

A parceria firmada entre o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Piranhas e o Centro Xingó também foi fortalecida nos últimos meses, com objetivo de ampliar as ações acadêmicas e extensionistas, trazendo desenvolvimento ao alto sertão de Alagoas. O Ifal - Campus Piranhas realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão no Centro Xingó, dentro da sala de aula e principalmente no campo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário