Tárcila Cabral / Ascom Fapeal
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal)
garantiu apoio ao trabalho do doutorando em Educação Márcio Yabe, sobre os
sistemas educacionais do Brasil e da Finlândia. O estudo lança um olhar
comparativo entre realidades distintas, visando trazer insights e aprimorar os
paradigmas educacionais.
Yabe integra o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e foi contemplado pelo edital Prêmio de Excelência Acadêmica, lançado pela Fundação, em abril deste ano. Sua análise foi fundamentada a partir da metodologia da Educação Comparada.
O acadêmico explica que a comparação faz parte do cotidiano,
e isso é basicamente o que foi realizado no estudo, ao comparar
metodologicamente, a partir de uma perspectiva da gestão sistêmica, os sistemas
educacionais dos dois países. Ele investiga na busca por convergências e
divergências entre os programas, o que contribuiu para a compreensão da
realidade local.
De acordo com o pesquisador, apesar das críticas acadêmicas às avaliações de larga escala, o estudo chega à compreensão sobre a importância do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), uma rede mundial de análise de desempenho escolar.
O Pisa, que é proveniente da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), atua na produção de indicadores e informações incipientes para posteriores estudos mais aprofundados sobre políticas educacionais. Assim, o programa guarda algumas semelhanças com o Recenseamento Geral do Brasil, mais conhecido como Censo.
“A produção de uma enorme quantidade de dados do Censo, por si só, pode não significar nada para muitas pessoas, todavia, quando esses dados são processados e transformados em informações, os resultados podem identificar diversos tipos de demandas sociais que darão origem a muitas políticas públicas, em diversas áreas da sociedade”, comenta o doutorando.
Yabe complementa, citando a literatura espanhola empregada no trabalho, que diz que categorizar narrativas simplistas a partir dos resultados do Pisa para legitimar políticas educacionais, sem considerar diferenças sociais, pode ser considerado “uma forma genuína de idiotez educativa”. Por outro lado, ele entende que desmerecer o potencial dos big data – dados que contêm maior variedade – para a governança educacional é subutilizar o potencial das tecnologias digitais da informação, que, atualmente, são partes integrantes do cotidiano do campo da educação.
Análises e apreensões acerca da função do professor
As observações para o estudo in loco ocorreram de forma sistematizada, uma no Brasil e outra na Finlândia. Ele destacou que a profissão docente no país do norte europeu é tão valorizada quanto a medicina, e que as seleções para estes cursos têm mais candidatos do que para os da área médica.
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