Paula Berle / Ascom SSP
Com a execução do Plano de Defesa para tranquilizar pais e estudantes após as ameaças de possíveis ataques, a Secretaria Estado da Segurança Pública (SSP) garantiu um dia letivo tranquilo e seguro para toda a comunidade escolar. Nessa quinta-feira (20), Equipes das polícias Civil e Militar atuaram de forma integrada nesta ação, que colocou profissionais à postos em escolas da rede pública e privada de ensino da capital e do interior.
Ao longo do dia, a Delegacia de Crimes Cibernéticos seguiu monitorando perfis nas redes sociais, como vem fazendo nas últimas semanas. Para isso, a Polícia Civil está contando com o apoio das plataformas digitais na prevenção da disseminação de postagens violentas direcionadas à comunidade escolar.
O delegado Sidney Tenório, a Chefia de Articulação Política de Prevenção da SSP, as equipes do Batalhão de Polícia Escolar ( BPEsc), do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência da PM (Proerd), e das Bases Comunitárias, além dos alunos do Curso de Formação da Polícia Militar, estiveram em escolas para conscientizar e orientar os estudantes.
A Polícia Militar também reforçou a segurança nos horários de entrada e saída dos alunos, prestando o apoio necessário aos funcionários das instituições de ensino e prevenindo possíveis ataques. Durante as revistas em escolas de Maceió, a PM apreendeu uma faca que estava dentro da mochila de um aluno, porém não houve identificação de ameaça de ataque neste incidente.
Para o secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, a cooperação da população no combate à disseminação de notícias ligadas a falsos ataques é essencial na manutenção da tranquilidade nas escolas.
“Seguimos monitorando as redes sociais e realizando ações preventivas nas escolas. Esperamos contar com o apoio de todos os alagoanos para a proteção dos alunos. Caso se depare com alguma ameaça nas redes, denuncie, através do 181 ou do 190, e não propague essa informação. As forças de segurança de Alagoas tem mostrado que estão preparadas para investigar e punir ou envolvidas em criar postagens violentas contra instituições de ensino”, lembrou.
O
secretário também destacou a competência do efetivo empenhado nessas
ações. “Fechamos o dia sem nenhum registro de violência nas escolas.
Isso mostra o mérito das forças de segurança, que vem desempenhando
ações preventivas e investigativas com excelência, o que garantiu o
sucesso do nosso plano de defesa”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário