Márcio Ferreira
Severino Carvalho
O governador de Alagoas, Renan Filho, e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, inauguraram, na manhã desta sexta-feira (25), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Cláudio Costa, localizada no bairro de Chã da Jaqueira, em Maceió. O equipamento é do tipo III e já começa a funcionar a partir das 7 horas deste sábado (26).
Renan Filho recordou que, ao assumir o Governo de Alagoas em 2015, Maceió era a única capital do Nordeste que não possuía uma única UPA em funcionamento. Com a entrega desta sexta-feira, a capital alagoana já soma sete unidades em operação. No Estado, 10 foram entregues pelo Governo de Alagoas nos últimos sete anos.
“Foram três no interior: Arapiraca, São Miguel dos Campos e Maragogi; e sete na capital. Aqui em Maceió, nós já entregamos UPAS no Trapiche, no Benedito Bentes, no Tabuleiro do Martins, no Jacintinho, na Cidade Universitária, no Jaraguá e, agora, na Chã da Jaqueira. Esse é o maior conjunto de investimentos em UPAS em uma capital no Brasil, neste mandato”, afirmou Renan Filho.
“Ninguém investiu tanto na área da urgência e emergência como nós fizemos em Alagoas. E nós vamos avançar mais, porque, depois de já termos entregado o Hospital Metropolitano, o Hospital da Mulher, nos próximos dias vamos entregar o Hospital da Criança, também na capital”, completou. Além desses, o Governo do Estado construiu e inaugurou os hospitais regionais do Norte, em Porto Calvo; da Mata, em União dos Palmares; e do Alto Sertão, em Delmiro Gouveia.
A UPA de Chã da Jaqueira foi construída com recursos próprios do Tesouro Estadual, na ordem de mais de R$ 6 milhões, e implantada no terreno que já pertencia ao Estado. Na área, funcionava o Mini Pronto Socorro Dom Miguel Fenelon Câmara. A nova Unidade possui leitos de observação e de urgência, sendo referência nas áreas de clínica geral, pediatria, ortopedia e odontologia. A UPA vai dispor, ainda, de consultórios, serviço de exames de raios-X e eletrocardiograma, além de salas de gesso, nebulização e laboratório de análises.
Nenhum comentário:
Postar um comentário