![]() |
Técnica de enfermagem Luciara, gerente Gilrlane Soares e o diretor Ygo Costa com a nova ambulância disponibilizada pelo Governo do Estado (Foto: Veruscka Alcântara) |
Ygo Costa, que assumiu a
direção há pouco mais de um mês, implantou o núcleo de humanização objetivando
a melhoria do atendimento aos pacientes e familiares. Outros benefícios também
foram realizados, como a aquisição de uma ambulância.
Veruscka Alcântara
Ao longo de uma trajetória de
48 anos, o Hospital Regional Antenor Serpa, localizado em Delmiro Gouveia, tem
uma grande história com o Alto Sertão. A unidade de saúde, que atende milhares
de pessoas da região, já passou por diversas fases durante esses anos e agora
dá um grande passo em busca de ser uma referência no atendimento ao paciente e
familiares.
A nova meta tem sido o foco
principal do supervisor hospitalar Ygo Costa, que assumiu a direção há pouco
mais de um mês. Para alcançar seu objetivo, uma das primeiras providências foi
a implantação do Núcleo de Humanização, composto por enfermeiras, técnicos de
enfermagem, assistente social e colaboradores, que tem como alvo o acolhimento
daqueles que precisam dos serviços da unidade.
“Dentre as muitas coisas que
tenho lutado para implantar no Hospital Antenor Serpa a humanização é, sem
dúvidas, um dos pontos que mais faço questão. O bom atendimento ao paciente e à
família é primordial e não estamos medindo esforços para que isso seja
concretizado da forma mais ampla possível”, explica Ygo.
Ele enfatiza que sem um bom
atendimento nada mais funciona corretamente, uma vez que as pessoas que ali
chegam já estão debilitadas fisicamente e emocionalmente. “Além de todo apoio
ao paciente, atendemos às solicitações das famílias também. Hoje, a depender do
tipo de cirurgia, o paciente pode passar a noite com um acompanhante, o que
antes não era possível”, explica, acrescentando que implantou ainda um sistema
de informação para os familiares e responsáveis pelo paciente que se encontra
no centro cirúrgico – a cada meia hora as famílias são atualizadas sobre o
estado do paciente por uma assistente social. “Isso diminuiu a aflição de quem
está na espera por alguém que está fazendo alguma cirurgia”.
Para ter o retorno de que o
papel do núcleo está sendo cumprido da melhor forma, Ygo faz questão de visitar
todos os pacientes internados diariamente. “Não sou médico, mas passo todos os
dias em cada um dos 44 leitos do hospital, conversando com as pessoas e
procurando saber como podemos melhorar. Essas visitas são o meu termômetro de
como anda o atendimento”, disse. O diretor ressalta ainda que esse estreitamento
com os pacientes tem permitido um diagnóstico amplo, uma vez que muitos deles
têm receio de falar com o médico sobre alguns sintomas. “Após as visitas e ao
detectar que algum sintoma não foi passado para o médico, faço contato com o
plantonista para que possa averiguar o quadro”.
Estrutura
Além da melhoria no
atendimento, o diretor tem buscado ainda a retomada de alguns exames, como o
eletrocardiograma, que agora já está disponibilizado para o atendimento. Outra
prática é a fiscalização permanente do abastecimento da farmácia, para que não
haja a falta de medicamentos, bem como a higienização dos setores, que possui
rigoroso controle para reduzir ao mínimo o risco de infecções. Ygo explica que
os avanços só são possíveis graças ao empenho do governador Renan Filho, que
tem atendido todas as solicitações que são repassadas. Uma das últimas
requisições foi uma ambulância entregue no dia 18 de julho.
“O governador Renan Filho, por
meio da Secretaria de Estado da Saúde, tem atendido todas as nossas solicitações,
inclusive com a disponibilização de uma ambulância novinha para o atendimento
dos pacientes, bem como um veículo para a parte administrativa”, falou. Ele
enfatiza ainda que o Deputado Estadual
Ronaldo Medeiros também tem sido um grande parceiro no que se refere a
captação de recursos para a melhoria da unidade de saúde. “O apoio do Ronaldo
Medeiros tem sido de extrema importância, não só para o Hospital Antenor Serpa
como também para 10ª região da saúde, que abrange oito municípios”. O diretor
busca agora algumas melhorias na infraestrutura do prédio, como pintura e
ampliação.
Convencido de que as redes
sociais são uma importante ferramenta na comunicação com colaboradores e a
comunidade, Costa criou grupos de mensagens instantâneas com cada setor do
hospital, além de contas no Facebook e Instagram, com os endereços eletrônicos UMEAS Delmiro Gouveia e@hospitalantenorserpa,
respectivamente “Por meio dos grupos de mensagens podemos discutir diversos
pontos que vão desde o atendimento do paciente a problemas diários na unidade
de saúde. Já no Facebook e no Instagram podemos ter o retorno da comunidade
sobre o nosso atendimento”, explica.
As medidas tomadas pelo
diretor dentro da unidade de saúde já surtem efeitos para a população e para os
colaboradores. A técnica de enfermagem Luciara Alves Santos, que trabalha no
Antenor Serpa há 32 anos, destacou as mudanças. “Trabalho aqui há 32 anos e
posso dizer que foram muitas as mudanças neste último mês com a nova
administração, como a humanização, a higiene do prédio, a organização na parte
administrativa e o bem-estar dos trabalhadores e pacientes. A equipe está de
parabéns”, falou a técnica.
“Minha meta é fazer com que a população de
Delmiro e região, ao procurar o Hospital Antenor Serpa, seja sempre bem acolhida
e possa receber um tratamento médico adequado. Para que possamos ser referência
na humanização estarei diariamente observando tudo que acontece e ofertando
sempre reciclagem e treinamentos para os colaboradores”, finalizou Ygo.
Atualmente o Hospital Antenor Serpa conta com 200 colaboradores e realiza
cirurgias de hérnia, histerectomia, cesáreas, colecistectomia, fimose apêndice
e próstata.
Nenhum comentário:
Postar um comentário