quarta-feira, 17 de setembro de 2025

Governador Paulo Dantas entrega nesta quarta-feira ambulâncias do Samu para Atalaia e São Sebastião

Josenildo Törres / Ascom Sesau

O governador Paulo Dantas entrega nesta quarta-feira (17), às 10h, em cerimônia no Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió, duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os veículos, repassados pelo Governo Federal para Alagoas através do Ministério da Saúde (MS), irão integrar a estrutura das Bases Descentralizadas dos municípios de Atalaia, no Vale do Paraíba, e São Sebastião, no Agreste.

 

As ambulâncias são Unidade de Suporte Básico (USB) e serão entregues totalmente equipadas para assegurar atendimento de urgência pré-hospitalar móvel. Os veículos, avaliados em R$ 289 mil cada, integram o conjunto de nove ambulâncias enviadas pelo Governo Federal para Alagoas com o objetivo de renovar a frota do Samu no Estado.

 

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, que também estará presente na entrega das novas ambulâncias, enfatizou que a renovação da frota do Samu está sendo possível graças ao apoio do Governo Federal. "Seguimos trabalhando em parceria do Governo Federal, conforme determinação do governador Paulo Dantas. Com isso, Alagoas só tem a ganhar", pontuou o titular da Secretaria de Estado da Saúde.

 

segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Alagoas completa 208 anos neste dia 16 com avanços em Integridade e Compliance

 

 

 Heitor Teles / Ascom CGE

No aniversário de 208 anos da Emancipação Política de Alagoas, o Governo tem muitos avanços para comemorar. Um deles é o lançamento do Plano Estadual de Integridade e Compliance (PEIC), iniciativa que vai trazer mais ética, transparência e eficiência à gestão pública.


Elaborado e pela Controladoria-Geral do Estado (CGE-AL), o PEIC foi instituído pelo Decreto Estadual nº 103.660, de 15 de agosto de 2025, com o objetivo de prevenir fraudes e irregularidades, proporcionar ambientes mais éticos e inclusivos, assim como conquistar a confiança da população nos serviços prestados.


Para baixar o plano na íntegra ou na versão resumida, acesse o site cge.al.gov.br.


Para a controladora-geral, Sâmara Suruagy, o PEIC é uma iniciativa estratégica na construção de um governo ainda mais justo e com maior qualidade para todos. “O lançamento do plano é um compromisso que deve ser assumido por todos os gestores e servidores. Não só vamos garantir maior eficiência no uso dos recursos públicos, como também vamos assegurar que a população participe ativamente da gestão, promovendo um ambiente ainda mais democrático”, afirmou a controladora.

domingo, 14 de setembro de 2025

Estudantes da rede pública conquistam duas medalhas no atletismo nos Jogos da Juventude

 

 

Ana Paula Lins / Ascom Seduc

Alagoas fez história na primeira etapa dos Jogos da Juventude, que foi encerrado nesse sábado (13), em Brasília. Pela primeira vez, o estado teve duas medalhas no atletismo juvenil (15 a 17 anos), conquistadas por dois estudantes da rede estadual de ensino: Johnata Vinicius da Silva Moura (Escola Estadual Deputado Nenoí Pinto, de Maceió) e Weslayne Farias de Aquino (Escola Estadual Onélia Campelo, também da capital), respectivamente ouro e bronze nos 110 metros com barreiras e pentatlo.

 

Até então, o último ouro de Alagoas no atletismo juvenil dos Jogos da Juventude havia sido o de Bruna Farias, pelo Colégio Floriano Peixoto, na edição de 2009, em Maringá, no Paraná, o que representa a quebra de um jejum de mais de 15 anos na competição. Hoje Bruna é a treinadora de Johnata e Weslayne no instituto que leva o seu nome e cujos treinos acontecem na pista de atletismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A velocista que disputou as olimpíadas do Rio de Janeiro (2016) e Tóquio (2021) também tem outro ouro dos Jogos da Juventude de 2007, disputados em João Pessoa (PB)

 

Bruna celebra a conquista de seus atletas. “Johnata vem fazendo história no atletismo alagoano. Em três anos de trabalho, ele já coleciona medalhas de ouro em todas as categorias de base: JEBs Sub14 2023, Brasileiro Interclubes Sub16 2024, Brasileiro Interclubes Sub18 2025 e, agora, os Jogos da Juventude. É um jovem promissor e temos um longo caminho pela frente”, destaca.

Já em relação a Weslayne, Bruna lembra que a garota competiu em uma das provas mais difíceis do atletismo, o pentatlo, que combina esgrima, natação, hipismo, tiro e corrida. “O bronze da Weslayne é consequência do seu foco e dedicação. Durante os dois dias de competição, foi muito consistente em todas as cinco provas e não tínhamos dúvidas de que subiria ao pódio. Estamos muito felizes por mais essa conquista de uma atleta do nosso instituto”, afirma.

 

Outros resultados significativos do atletismo foram o 4º lugar de Johnata nos 200 m e o 6º lugar de Nataly Celestino, da Escola Estadual Onélia Campelo, no salto triplo.

 

Medalhistas

 

Johanta e Weslayne, que também representaram Alagoas no desfile de abertura dos Jogos, refletem sobre suas conquistas e agradecem o apoio recebido.

“Agradeço, primeiramente, a Deus, por tudo que está acontecendo em minha vida. Também sou grato ao Instituto Bruna Farias e a todos que contribuíram para essa vitória. Ter sido novamente campeão nacional, desta vez nos Jogos da Juventude, é uma sensação incrível. Foram meses de treinos e entrega na pista para chegar aqui e conseguir alcançar o lugar mais alto do pódio. Encerro o ano sendo campeão do Brasileiro Interclubes Sub18, campeão e recordista do Ibero-americano no 4x100m, terceiro lugar no 400m com barreiras e 4x400m misto. Os trabalhos continuam para que o ano de 2026 seja ainda melhor”. reflete Johnata.

 

Ele descobriu seu potencial para o esporte em 2023, quando era estudante da Escola Estadual Professora Benedita de Castro Lima, em Maceió. Naquele mesmo ano, ganhou ouro no salto em distância nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), disputados também em Brasília.

 

Já Weslayne comemora o pódio em uma prova que demanda muito do atleta. “O pentatlo exige muito: técnica, força, velocidade, resistência e, acima de tudo, controle emocional. São cinco provas, cinco chances de errar ou de se superar. E eu dei o meu melhor em cada uma delas. Não foi fácil chegar até aqui. Cada dia de treino, cada dor, cada obstáculo vencido me trouxe até esse momento. Essa medalha de terceiro lugar representa muito mais do que um resultado. Ela carrega toda a minha dedicação, minha disciplina e a vontade de crescer como atleta e como pessoa. Agradeço de coração a todos que me apoiaram nessa caminhada:  treinadores, colegas, amigos, familiares e quem torceu, mesmo de longe. Sem vocês, nada disso seria possível. Hoje, celebro essa vitória com gratidão e orgulho. O bronze brilha como ouro quando a gente sabe o quanto lutou para conquistá-lo”, relata.

Celeiro de talentos

 

Coordenador da delegação alagoana nos Jogos, Paulo Buarque faz um balanço da participação do estado na primeira rodada dos Jogos da Juventude e destaca a importância dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal) como um “celeiro de talentos” do esporte alagoano.

 

“A medalha de ouro do Johnata nos 110 metros com barreiras e da Weslayne no pentatlo nos traz muito orgulho. Ambos são estudantes da rede pública estadual de ensino e venceram provas muito difíceis e disputadas. Johnata, por exemplo, ganhou medalha em uma prova que não é a sua especialidade, pois ele corre os 400 metros com barreiras e não os 110. Já Weslayne competiu por dois dias seguidos, em cinco provas diferentes, e se manteve consistente em todas elas. Para mim, isso só vem reforçar que o Jeal é um verdadeiro celeiro de talentos, graças às parcerias entre Governo de Alagoas, os 102 municípios de Alagoas e projetos sociais ligados ao esporte, como é o caso do Instituto Bruna Farias”, avalia.


Segundo bloco

 

Com o encerramento do primeiro bloco dos Jogos da Juventude, representantes do atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica artística e natação retornam para Maceió neste domingo (14) pela manhã. Já na madrugada deste domingo, embarcaram para Brasília grupo formado pelas modalidades triathlon, wrestling, basquete, futsal e vôlei de praia. Por fim, a terceira comitiva sai de Alagoas no dia 20 com atletas do badminton, judô, ginástica rítmica, handebol e taekwondo. O grupo viaja com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que custeou as passagens.

 

Nesta segunda etapa, a rede estadual de ensino estará representada no futsal e no wrestling. No futsal masculino, com atletas das escolas estaduais Padre Teófanes, de São José da Laje; Claudizete Lima Eleutério, de Rio Largo; Joaquim Diegues , de Viçosa; e Tarcísio Soares Palmeira, de  São Miguel dos Campos. Já no feminino, a seleção alagoana é composta por jogadoras da Escola Estadual Rosalvo Ribeiro, de Rio Largo, e Professor Benedito Moraes, de Maceió. Por fim, o wrestling contará com Ronaldo Nascimento de Souza Júnior, da Escola Estadual Valdecy Gomes, do Pilar.


 

 

 

sábado, 13 de setembro de 2025

Paulo Dantas lança novo formato do Programa Leite do Coração e entrega furgões ao PAA

  

 

Ana Beatriz Rodrigues / Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas visitou, nesta sexta-feira (12), a 42ª Expo Bacia Leiteira, em Batalha, no Agreste alagoano. Na ocasião, lançou o novo formato do Programa Leite do Coração 2025 e entregou sete furgões para fortalecer o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Alagoas.


Os dois programas – Leite do Coração e PAA – são fundamentais para apoiar pequenos agricultores e combater a fome no estado. Somente pelo Leite do Coração foram investidos mais de R$ 11 milhões, garantindo segurança alimentar e nutricional a 35 mil pessoas.

“Aproveitamos o momento em que tantos produtores estão reunidos aqui, com mais de 300 animais expostos, para anunciar políticas públicas que beneficiem a população e os pequenos produtores. Serão mais de 265 mil litros de leite comprados. Famílias humildes receberão esse leite em pó para complementar a alimentação e acrescentar calorias à sua nutrição. Esse programa atende a todo o ciclo do leite, um dos setores que mais geram empregos e oportunidades. É oportunidade, emprego e segurança alimentar para Alagoas”, destacou Paulo Dantas.

O diferencial do Leite do Coração em 2025 é a distribuição de leite em pó, substituindo o leite líquido das edições anteriores. Entre as vantagens do leite em pó estão a validade mais longa – o que evita desperdício –, a praticidade de armazenamento e o fato de não precisar de refrigeração.


Para receber o benefício, o aluno da rede estadual precisa estar com matrícula ativa, ter frequência superior a 80% das aulas e perfil de inclusão no Programa Bolsa Família. As entregas ocorrerão durante o período letivo, seguindo o calendário escolar oficial da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).


A secretária de Agricultura, Aline Rodrigues, ressalta que o programa atua em duas frentes: valorização do pequeno produtor e combate à fome. “A aquisição do produto dos pequenos produtores gera renda para essa população de baixíssimos rendimentos, permitindo inclusão social produtiva. Serão 33 municípios beneficiados em todas as regiões do estado. Sem dúvida, é uma das maiores ações que temos hoje. O programa integra o Alagoas Sem Fome, o maior conjunto de ações de combate à fome do estado”, pontua.

Os municípios contemplados são: Água Branca, Arapiraca, Batalha, Belo Monte, Boca da Mata, Cajueiro, Craíbas, Feira Grande, Flexeiras, Ibateguara, Igaci, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Joaquim Gomes, Maceió, Marechal Deodoro, Maribondo, Messias, Monteirópolis, Murici, Pão de Açúcar, Palestina, Pilar, Rio Largo, Santa Luzia do Norte, Santana do Ipanema, São José da Tapera, São Miguel dos Campos, São Sebastião, Teotônio Vilela, Traipu, União dos Palmares e Viçosa.


Nessas cidades serão comprados mais de 255 mil quilos de leite em pó integral de vaca. As entregas serão feitas mensalmente nas unidades de ensino indicadas pela coordenação do programa, em embalagens de 200 gramas – totalizando 800 gramas por aluno. Cada município será atendido por apenas uma credenciada.

 

 

sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Obras do Canal do Sertão avançam e são abertas 144 novas vagas de emprego

 

 

Tainá Luz / Seinfra

As obras do Trecho 5 do Canal do Sertão Alagoano seguem em ritmo acelerado no município de São José da Tapera. O empreendimento, do Governo Federal com o apoio irrestrito da Secretaria de Estado da Infraestrutura de Alagoas (Seinfra), traz avanços significativos para o abastecimento de água no estado e ainda em sua construção já promove impactos positivos na geração de emprego, renda e transformação social.


Atualmente, a obra já conta com 292 colaboradores, sendo 85% da mão de obra formada por trabalhadores da própria cidade ou da região. Para impulsionar o ritmo dos serviços, a empresa responsável pela execução, Odebrecht Engenharia & Construção, abriu processo de contratação de mais 144 profissionais, dos quais 78 vagas ainda estão disponíveis. No pico das atividades, a expectativa é que o empreendimento gere cerca de 800 postos de trabalho. 


As oportunidades ainda disponíveis são para os cargos de encarregado, greidista, operadores de escavadeira (46 e 20 toneladas, inclusive com rompedor), retroescavadeira, trator de esteira, trator agrícola com grade, motoniveladora, rolo de pé de carneiro, além de motoristas de caminhão basculante (16 m³) e caminhão-pipa (20 mil litros).


O secretário de Estado da Infraestrutura, Gustavo Torres, destacou a importância social e econômica do empreendimento. “O Canal do Sertão não é apenas uma obra de abastecimento de água. Ele representa a transformação da realidade do semiárido alagoano. Cada etapa entregue significa mais segurança hídrica, mais dignidade e novas oportunidades para a população. Além disso, o andamento da obra tem gerado centenas de empregos na região, fortalecendo a economia local e garantindo renda para muitas famílias. Essa é uma prioridade do governador Paulo Dantas, que tem na geração de emprego e renda um dos pilares centrais da sua gestão”, afirmou.


Os interessados nas vagas abertas podem enviar o currículo com a vaga pretendida para o e-mail vagascanaldosertao@odebrecht.com) ou pelo WhatsApp (82) 98165-5063. 

 

Trecho 5 do Canal do Sertão alagoano 


A etapa teve a ordem de serviço assinada em 2024, durante a visita do presidente Lula. O projeto integra o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e é tratado como prioridade pela gestão do governador Paulo Dantas. 


Quando concluído em sua totalidade, com 26,6 km de extensão, o Trecho 5 levará água para milhares de alagoanos dos municípios de São José da Tapera, Monteirópolis e Olho D’Água das Flores, assegurando não apenas abastecimento, mas também novas oportunidades de desenvolvimento agrícola e melhoria da qualidade de vida da população sertaneja.


A previsão é que, em dezembro deste ano, seja entregue a primeira parte do novo trecho contemplando 4 km de extensão.

quinta-feira, 11 de setembro de 2025

Governador Paulo Dantas lança nesta sexta-feira, em Batalha, novo formato do Programa Leite do Coração

 

 

 Tatiane Bastos/Ascom Seagri

 

O governador Paulo Dantas e a secretária de Estado da Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues, lançam nesta sexta-feira (12), às 17h, o novo formato do Programa Leite do Coração, que passará a distribuir leite em pó nas escolas da Rede Estadual de Ensino. A solenidade acontece durante a programação da 42ª Expo Bacia Leiteira, que está sendo realizada no Parque Mair Amaral, no município de Batalha.

 

Com o lançamento desta nova versão, o programa vai beneficiar aproximadamente 35 mil alunos alagoanos em 33 municípios do estado, combatendo a evasão escolar e fornecendo nutrição adequada para eles e suas famílias, que receberão mensalmente 800 g de leite em pó, totalizando uma entrega mensal de 28 mil kg de leite em pó. O novo formato também irá sanar as intercorrências com relação à conservação do leite, observados na execução do programa em 2024/2025.

 

A aquisição do leite de pequenos produtores também vai gerar renda, assegurando inclusão social e produtiva das famílias do campo. O investimento inicial será de R$ 11,5 milhões na compra de quase 260 mil kg de leite integral de vaca, cuja produção in natura é oriunda de produtores em regime de agricultura familiar em Alagoas.

 

Os alunos da rede estadual de ensino com matrícula ativa, assiduidade superior a 80% das aulas e perfil de inclusão no Programa Bolsa Família, terão acesso ao leite em pó, direto nas escolas ou equipamentos da rede pública de ensino estadual. As entregas serão realizadas no período letivo, acompanhando o calendário escolar oficial da Secretaria de Estado da Educação.

 

Chamada pública para fornecedores

 

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) está com chamada pública aberta para credenciamento de organizações fornecedoras para captação, beneficiamento, secagem, envase e distribuição do leite, que será adquirido de agricultores familiares, com público prioritário de mulheres, quilombolas, indígenas e demais povos e comunidades tradicionais.

 

O edital com todas as informações e o link para credenciamento das organização está disponível no site da Seagri: https://www.agricultura.al.gov.br/programa-leite-do-coracao

 

O decreto nº 103.143 institui o Programa Leite do Coração como ação continuada da gestão pública estadual. O Governo de Alagoas segue no compromisso de fortalecer a agricultura familiar, garantindo segurança alimentar dos alunos da rede estadual de ensino, além de fomentar a intercooperativismo no estado.

quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Governo de Alagoas anuncia a conquista de mais oito voos internacionais para alta temporada 25/26

 

 

 Larissa Santos / Ascom Setur

O govenador Paulo Dantas e a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, anunciaram, nesta quarta-feira (10), a conquista de mais oito voos internacionais para a alta temporada 25/26. As operações são da companhia aérea Flybondi e partem diretamente da cidade de Rosário, na Argentina. Durante o período, serão ofertados cerca de 1.500 assentos.

 

 

Os voos serão operados aos finais de semana nos meses de janeiro e fevereiro de 2026, com 184 assentos sendo ofertados a cada operação. A conquista positiva amplia a malha aérea internacional do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares. Além de fortalecer a geração de emprego e renda e aquecer a economia do estado, destacando a Argentina como o principal mercado emissor internacional.

 

 

“São esses investimentos que fazem com que o Estado de Alagoas bata recordes em cima de recordes no turismo, gerando muitas oportunidades e empregos para todos vocês”, celebrou Paulo Dantas, ao lado da secretária, em vídeo postado no Instagram.

 

 

De acordo com Bárbara Braga, esse é mais um investimento assertivo do Governo do Estado, que entende a importância do setor turístico para o desenvolvimento econômico de Alagoas.

 

 

“É com imensa alegria que anunciamos, junto ao governador Paulo Dantas, mais essa conquista para o nosso estado. São oito voos vindos diretamente da cidade de Rosário, na Argentina. Esses voos reforçam a malha aérea internacional, ainda mais no nosso principal mercado emissor de turistas internacionais para Alagoas: a Argentina”, declarou Bárbara.

 

 

“Com os voos de Rosário nós conquistamos a terceira abertura dentro do mercado argentino, visto que já conquistamos voos advindos de Buenos Aires e Córdoba. Os novos voos significam mais de 12 mil assentos na alta temporada para o ano de 2026 advindos da Argentina. Isso representa uma injeção de R$ 6 milhões de reais na economia alagoana”, acrescentou.

 

 

A Setur tem investido em ativações e capacitações no mercado argentino, com roadshows que aconteceram nas cidades de Buenos Aires e Córdoba, além dos Famtours e ações estratégicas que aproximam o Destino Alagoas dos agentes de viagens argentinos, impulsionando a venda do destino. 

Fluxo internacional 

 

 

O panorama do turismo em Alagoas mostra que o fluxo turístico internacional possui uma expansão contínua no estado.

 

 

 

De acordo com a Aena, no ano de 2024 houve um aumento de 1.716% no fluxo internacional em Alagoas. Enquanto na chegada dos turistas internacionais no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares foi registrado um aumento de 40,96%. 

 

segunda-feira, 8 de setembro de 2025

Governo de Alagoas comemora sucesso do artesanato alagoano em Paris

 

 

Graça Carvalho / Ascom Serfi


A participação alagoana nos dois eventos da Paris Design Week – a Feira Maison & Objet e a Mostra Amuleto – foi encerrada nesta segunda-feira (8), na capital francesa, com sucesso em vendas diretas e perspectivas de negócios a curto e médio prazo. Já a exposição “Héritage Culturel et Savoir-Faire” prossegue até o próximo dia 13, na Embaixada do Brasil na França.

 

De acordo com o curador da Exposição “Caboco + Alagoas Feita à Mão”, Marcos Pulchério, na Feira Maison & Objet , todas as peças dos artesãos Jailton e Jamile (pai e filha), da Ilha do Ferro, no município de Pão de Açúcar, foram vendidas, logo na estreia da Feira Maison & Objet.

Jailton descobriu seu talento para dar forma a bichos, entalhando e esculpindo a madeira, inspirado no mestre Fernando, um dos grandes nomes do artesanato alagoano. Jamile entrou em cena e tornou as obras no seu pai mais especiais, quando passou a pintar os pássaros produzidos por ele.

Também, segundo o curador Marcos Pulchério, houve vendas e encomendas de obras dos mestres Cicinho, Cláudio, Antônio, José de Dedé, Petrônio, Salvinho, Chico, Boro, Cigano, Amilton, Art Pontal, Nena, Adriana, Irineia e Sil.

 

“Temos encomenda de uma importante loja de Nova Deli, na Índia, que pediu obras de Sil, Adriana e Nena. Isso me chamou muito a atenção, porque na Índia tudo é muito barato e nossos preços são relativamente caros aqui para a Europa. Pelo que soubemos é uma loja de altíssimo padrão”, adiantou Pulchério.

Ainda segundo o curador, empresas e instituições de mais de 20 países conheceram as obras expostas e demonstraram interesse em realizar negócios futuros, entre eles Índia, Espanha, Bélgica, Áustria, Itália, Estados Unidos, Inglaterra, Japão, Coreia, Alemanha, Canadá, Rússia, Dinamarca e Arábia Saudita, além de visitantes da França e do próprio Brasil.

 

“Plantamos sementes importantes na Europa, com essa participação nos eventos da Paris Design Week e da Embaixada do Brasil na França. O Governo de Alagoas, os parceiros dessa iniciativa, o Programa Alagoas Feita Mão, a Seplag e a Serfi, agradecem a todos aqueles que nos ajudaram a chegar até aqui, trazendo a riqueza cultural do nosso estado”, ressaltou o secretário de Estado Júlio Cezar (Serfi), que acompanhou todos os eventos , juntamente com a secretária de Estado Paula Dantas (Seplag).

 

 

domingo, 7 de setembro de 2025

Governo de Alagoas anuncia R$ 32,4 milhões em investimento para educação e assina obras em quatro municípios

 

 

 Natalício Vieira / Ascom Seduc

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), anuncia um grande investimento para a educação pública no Sertão alagoano. Nesta segunda-feira (9), o governador Paulo Dantas e a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos assinarão as ordens de serviço para a construção de cinco novas obras educacionais, totalizando R$ 32.458.734,93 em investimento.

 

A solenidade principal, em Maravilha, marcará o início da construção de uma nova escola de 12 salas e de uma Creche Cria. No mesmo evento, serão autorizadas as obras de mais três creches Cria para os municípios de Poço das Trincheiras, Monteirópolis e Pão de Açúcar.

 

O pacote de obras em Maravilha, considerado de grande relevância para a gestão municipal, soma R$ 17.489.670,26. A nova escola, com capacidade para atender até 1.200 estudantes, terá uma estrutura moderna e completa, incluindo ginásio poliesportivo, auditório, laboratórios, biblioteca e salas de informática e do grêmio estudantil. Para a construção da escola serão investidos R$ 12.499.982,03, com a previsão de geração de 50 empregos.

 

A Creche Cria de Maravilha, com investimento de R$ 4.989.688,23, atenderá até 200 crianças de 0 a 5 anos e 11 meses. A unidade contará com salas de aula, sala multiuso, refeitório, pátio coberto, playground e solário. A construção da creche deve gerar 40 empregos diretos e indiretos.

 

As obras fazem parte dos programas Escola do Coração e Creche Cria, que visam modernizar a infraestrutura educacional e universalizar o acesso ao ensino em tempo integral. O programa Escola do Coração prevê a construção de 57 novas unidades de ensino, com investimento de R$ 500 milhões, e a meta de beneficiar mais de 57 mil estudantes. Já o Creche Cria, maior programa de construção de creches da história de Alagoas, pretende entregar 200 unidades, com 79 já entregues até o momento.

 

Serviço

 

O quê: Assinatura das ordens de serviço para a construção de cinco obras educacionais

 

Quando: Segunda-feira, 9 de setembro de 2025, às 11h

 

Onde: Maravilha/AL

 

Presença: Governador de Alagoas, Paulo Dantas; secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos; prefeito de Maravilha, Antônio Jorge Rodrigues (Nino); e demais autoridades.

sexta-feira, 5 de setembro de 2025

Escola estadual lança guia para auxiliar professores no atendimento a alunos com deficiência intelectual

 

 

Ana Flávia Oliveira/ Ascom Seduc

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, promovida de 21 a 28 de agosto em diversas escolas estaduais, trouxe uma discussão acerca do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Educação Básica. Na Escola Estadual Manoel de Araújo Dória, no Conjunto Henrique Equelman, em Maceió, o fruto desse debate gerou uma iniciativa inédita na instituição: o Guia Prático de AEE, elaborado pelos professores Adson Fetal Costa e Adriana Barros.

 

O material foi pensado para dar suporte aos docentes no dia a dia com estudantes que apresentam deficiência intelectual, oferecendo orientações acessíveis e aplicáveis em sala de aula.

 

Um guia feito para professores

 

Segundo a professora Adriana Barros, o material nasceu da necessidade de dar suporte aos docentes na identificação e no acompanhamento dos estudantes com deficiência intelectual e múltipla.

 

“Nós pensamos em construir esse guia para auxiliar os nossos colegas professores que estão em sala de aula, na identificação dos estudantes com alguma deficiência. O foco maior é a deficiência intelectual e múltipla, mas também abordamos outras situações. A ideia é facilitar esse reconhecimento e, a partir daí, encaminhar para a sala de recursos, onde fazemos uma avaliação, chamamos a família e direcionamos também ao atendimento de saúde”, explica Adriana.

 

O guia traz informações claras e práticas: o que é a deficiência intelectual, sinais comuns, possíveis causas, os direitos garantidos em lei e estratégias de inclusão. “Ele dá um norte ao professor”, resume a educadora.

 

A rotina no AEE

 

Na escola, o Atendimento Educacional Especializado acontece na sala de recursos e funciona em dois turnos: pela manhã, com a professora Adriana, e à tarde, com o professor Adson. Atualmente, cada um atende cerca de 12 estudantes.

 

O trabalho não se limita ao reforço de disciplinas. O foco está no desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais, como atenção, concentração, leitura, escrita e raciocínio lógico.

 

“Não é uma aula comum. A gente trabalha com jogos, atividades lúdicas, recursos como o tangram e exercícios adaptados para estimular as capacidades de cada estudante”, conta Adriana.

 

Acolhimento e impacto

 

A recepção do guia entre os professores foi imediata e positiva. Muitos destacaram que agora conseguem identificar com mais facilidade as características que antes passavam despercebidas.

 

“Os colegas disseram: ‘Agora vai ser até mais fácil a gente conseguir identificar alguma característica dos alunos’. Isso mostra que o guia cumpre seu papel”, afirma Adriana.

 

O guia prático

 

O material elaborado pela equipe busca simplificar conceitos e oferecer ferramentas de fácil aplicação. O guia explica o que é a deficiência intelectual, seus sinais mais comuns, causas possíveis e direitos legais dos estudantes. Também orienta os professores sobre como identificar quando um aluno pode precisar de atenção diferenciada e como encaminhá-lo para a sala de recursos.

 

quinta-feira, 4 de setembro de 2025

Imprensa Oficial Graciliano Ramos vai lançar mais de 20 obras na Bienal do Livro

 

 

Bruno Soriano / Ascom Imprensa Oficial

Começou a contagem regressiva para a 11ª edição da Bienal Internacional do Livro, que acontece em outubro, no Centro de Convenções de Maceió. E a Imprensa Oficial Graciliano Ramos terá uma participação expressiva, com dezenas de obras – incluindo novas edições de títulos consagrados – integrando a programação do maior evento literário de Alagoas, e com direito a várias atrações para o público infanto-juvenil.

 

 

Destaque para a Coleção Graciliano Ramos, que reúne sete obras de um dos maiores romancistas brasileiros. Uma delas é ‘Minsk’, que versa sobre a fragilidade humana ao retratar a estreita convivência entre uma menina e seu periquito de estimação. ‘Histórias de Alexandre’ e ‘A terra dos meninos pelados’ completam a relação de contos que prometem prender a atenção da garotada durante os dez dias de evento.

 

 

Mas a atração principal ficará por conta da relação Brasil-África, tema da Bienal que, este ano, chega não apenas para fortalecer a produção literária, estimulando a formação de cada vez mais leitores, mas também para resgatar a ancestralidade que nos une.

 

 

Nesse sentido, a Coleção Palmar – fruto da parceria entre Imprensa Oficial Graciliano Ramos, Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) – surge como uma grata iniciativa.

 

 

E entre os escritores já confirmados está Luana Teixeira, autora de “Negócios da escravidão em Alagoas: o comércio interprovincial de pessoas escravizadas em Maceió e Penedo”, que integra a Coleção Palmar. Ela conta que a reedição da obra – lançada em 2017 pela Imprensa Oficial – surgiu, principalmente, da necessidade de se ajustar o título, considerando a denominação ‘pessoa escravizada’, em detrimento do termo ‘escravo’. “O debate sobre essas alterações é feito no prefácio à segunda edição”, explica.


O livro é resultado da tese de Doutorado de Luana e se concentra na história do comércio de pessoas escravizadas durante a segunda metade do século XIX, quando elas deixavam os dois principais portos de Alagoas, com destino a diversas regiões do país, após serem ‘vendidas’.

 

 

“O livro decorre de uma pesquisa empírica, cuja metodologia permite uma ampla compreensão daquele contexto, visto que aborda o comércio interprovincial desde os aspectos mais gerais, que envolvem a economia do Império brasileiro, até os mais específicos. Buscamos, portanto, analisar como esse comércio afetou tantas vidas, bem como seus reflexos na sociedade atual, ainda excludente e racista”, emenda a historiadora.

 

 

Para Luana, esta edição da Bienal é mais uma oportunidade de se examinar as consequências da escravidão no Brasil. “É preciso discutir os motivos pelos quais a sociedade foi conivente, já que sustentou tamanha exploração. Afinal, a escravidão foi a base da riqueza do país por séculos. Além do mais, os descendentes de escravizados não receberam nenhum tipo de reparação ao longo da história”, ressalta a também professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

 

 

A Bienal 

 

 

Maior evento literário, cultural e artístico do estado, a Bienal Internacional do Livro de Alagoas é uma realização da Ufal e do Governo de Alagoas. “Brasil e África: ligados culturalmente por seus ritos e raízes” é o tema da edição 2025, que acontece entre 31 de outubro e 09 de novembro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió.

 

 

A expectativa é de que o evento supere a marca de 300 mil visitantes ao longo dos 10 dias de programação. Serão gerados cerca de 1 mil empregos temporários durante a Bienal, que terá 140 estandes e mais de 100 lançamentos.

A expectativa é de que sejam comercializados mais de 30 mil livros, movimentando, assim, aproximadamente R$ 10 milhões em vendas. Além disso, o encontro vai reunir, ainda, quase 300 atividades literárias e artístico-culturais – cuja programação também pode ser acessada no endereço eletrônico bienal.ufal.br/2025

 

 

O tema deste ano destaca a confluência África-Brasil nos mais variados aspectos, como a língua, a literatura, a dança, a música e a culinária. E além de celebrar os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique e São Tomé e Príncipe), a Bienal deste ano também vai homenagear Mãe Neide Oyá d’Oxum, Mãe Mirian e Pai Célio, patronesse, madrinha e padrinho do evento, respectivamente.

 


Cria divulga resultado do edital Alagoas Sem Fome na Infância com 55 municípios aprovados

 

 

William Makaisy / Ascom Cria

A Secretaria de Estado da Primeira Infância (CRIA) divulgou, na quarta-feira (3), o resultado final do edital de adesão ao projeto Alagoas Sem Fome na Infância. Ao todo, 55 municípios foram aprovados e vão integrar a iniciativa do Governo de Alagoas voltada ao enfrentamento da desnutrição infantil no estado.

 

 

Foram aprovados os municípios de Arapiraca, Batalha, Belo Monte, Branquinha, Cacimbinhas, Cajueiro, Campo Alegre, Canapi, Capela, Carneiros, Chã Preta, Coqueiro Seco, Delmiro Gouveia, Estrela de Alagoas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Igaci, Igreja Nova, Jacuípe, Jaramataia, Jequiá da Praia, Joaquim Gomes, Junqueiro, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Major Izidoro, Maragogi, Maravilha, Marechal Deodoro, Maribondo, Matriz de Camaragibe, Minador do Negrão, Monteirópolis, Murici, Novo Lino, Olho d’Água das Flores, Pão de Açúcar, Pariconha, Passo de Camaragibe, Penedo, Piaçabuçu, Pilar, Pindoba, Piranhas, Poço das Trincheiras, Quebrangulo, Rio Largo, Santa Luzia do Norte, Santana do Mundaú, São Brás, São Miguel dos Campos, São Miguel dos Milagres, São Sebastião, Senador Rui Palmeira e Teotônio Vilela.


 

Critérios para escolha podem ser conferidos no site www.cria.al.gov.br.

 

 

Parceria

 

 

O projeto, lançado em 28 de julho, é resultado da parceria entre o CRIA, o programa Alagoas Sem Fome e o Centro de Recuperação e Educação Nutricional (Cren).

 

 

Nesta primeira fase, cada município indicará agentes municipais que irão atuar diretamente na busca ativa, identificação e acompanhamento de crianças em situação de desnutrição, assegurando acesso a políticas públicas essenciais.


 

Para a secretária da Primeira Infância, Caroline Leite, o resultado marca um passo decisivo para fortalecer a rede de proteção em Alagoas. 



“O Alagoas Sem Fome na Infância nasce de um compromisso firme com o bem-estar das nossas crianças. Vamos onde for necessário para garantir que nenhuma delas enfrente a fome, e essa adesão dos municípios é fundamental para alcançar esse objetivo. Ficamos felizes que tantos parceiros tenham se empenhado nessa etapa e seguimos nessa luta em conjunto”, destacou.

quarta-feira, 3 de setembro de 2025

Hospital Metropolitano de Alagoas inicia mês comemorativo com oitava captação de órgãos

 

 

Neide Brandão / Ascom Hospital Metropolitano de AL

O mês de setembro, dedicado à conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos, começou com um gesto de amor no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió. Isso porque a unidade hospitalar realizou sua oitava captação de múltiplos órgãos — a terceira em apenas uma semana —, marcando o início do Setembro Verde com um “sim” que pode transformar até cinco vidas, uma vez que foram captados os dois rins, o fígado e as duas córneas.

 

Com três captações realizadas em apenas sete dias, o Hospital Metropolitano de Alagoas reforça seu papel essencial no fortalecimento da rede de doação de órgãos e transplantes no Estado. O gesto de solidariedade das famílias, aliado ao trabalho incansável das equipes de saúde, transforma luto em vida e mantém acesa a chama da esperança para milhares de pessoas.

 

A coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos, pontuou que o resultado só é possível graças ao trabalho em rede. “Esse resultado é fruto de um esforço coletivo. Estamos iniciando o Setembro Verde com esta captação no Hospital Metropolitano de Alagoas, que tem se destacado como um grande captador de órgãos para transplantes”, frisou.

 

O Sim

 

Desta vez a captação foi realizada em uma mulher de 47 anos, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e evoluiu para morte encefálica. No acolhimento, a família teve o direito de dizer ‘sim’ à doação, e toda uma força-tarefa foi mobilizada para que isso acontecesse. “Dessa vez, cinco pessoas continuarão vivendo em melhores condições por causa desse gesto de amor e solidariedade. Hoje temos quase 600 pessoas na fila de espera”, destacou Daniela Ramos.

O médico Luciano Ferreira, representante da Organização de Procura de Órgãos (OPO), explicou de forma clara o processo que envolve a doação. “Muita gente pensa que o órgão da vida é o coração, mas na verdade é o cérebro, porque é ele quem comanda todas as funções vitais. Quando há uma lesão neurológica grave, diversos testes são feitos por pelo menos três médicos diferentes. A partir do momento em que se confirma a ausência total de reflexos e de atividade elétrica ou de fluxo sanguíneo cerebral, é constatada a morte encefálica. É nesse momento que conversamos com a família sobre a possibilidade da doação. Com o ‘sim’, conseguimos dar nova chance de vida a pacientes da fila de espera”, detalhou.

 

Já para a enfermeira Géssica Serafim, responsável pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HMA, enfatizou que cada doação representa solidariedade em sua forma mais pura. “Começar o mês com mais uma captação, mostra o quanto a conscientização sobre a importância do ‘sim’ tem crescido em nosso Estado. Cada família que autoriza a doação transforma a dor em esperança, e esse gesto é capaz de mudar a história de muitas pessoas que aguardam por um transplante”, afirmou.

 


terça-feira, 2 de setembro de 2025

Unidade de AVC do Hospital de Emergência do Agreste celebra 4 anos com 1.370 vidas assistidas

 

 

Tony Medeiros / Ascom HEA

O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, promoveu o evento Juntos Pela Vida, no auditório da instituição, para comemorar os quatro anos de funcionamento da Unidade de AVC, que já prestou assistência a 1.373 pacientes vítimas de Acidente Vascular Cerebral.

 

Reconhecida com certificados internacionais de excelência em qualidade e segurança assistencial, concedidos pelo programa Angels — uma iniciativa internacional do laboratório Boehringer Ingelheim —, a unidade se consolidou como referência no cuidado ao AVC em toda a II Macrorregião de Saúde de Alagoas, que abrange 46 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.

 

Entre setembro de 2021 e julho de 2025, a Unidade de AVC integrou a rede estadual do programa AVC Dá Sinais, criado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Desde então, o serviço garante assistência rápida e especializada, fundamental para salvar a vida de alagoanos acometidos pelo popular “derrame”.

Durante a celebração, a diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque, destacou o empenho coletivo que tornou o serviço uma referência. “Contamos com uma equipe capacitada e dedicada e, por isso, cada atendimento se torna uma oportunidade de salvar vidas”, enfatizou.

 

Antes da implantação da Unidade de AVC do HEA, os pacientes das regiões do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco precisavam ser transferidos para Maceió — o que aumentava consideravelmente o risco de morte durante o deslocamento. Nesse contexto, a coordenadora médica da unidade, Guacyra Almeida, ressaltou a transformação que o serviço trouxe para o interior do estado.

 

“Antes da interiorização do serviço, muitos pacientes não chegavam vivos a Maceió. Mas, graças à Unidade de AVC, garantimos atendimento ágil e especializado, salvando vidas no Agreste, Sertão e Baixo São Francisco alagoanos”, frisou a médica.

A coordenadora de enfermagem da Unidade de AVC, Juliana Gomes, também reforçou a importância da união entre a técnica e a sensibilidade no cuidado diário. “É um trabalho que exige precisão nos procedimentos, mas também emociona profundamente, ao vermos pacientes em estado crítico voltando para casa, muitas vezes sem sequelas, reencontrando suas famílias e sua rotina de trabalho”, salientou.

 

O encontro reuniu profissionais que ajudaram a construir o serviço desde o início, além de novos integrantes da equipe, que demonstraram orgulho em dar continuidade à missão da Unidade de AVC. A emoção marcou a comemoração, refletindo a certeza de que cada paciente recuperado representa alguém devolvido ao abraço da família e ao convívio social.

 

 

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Cirurgia de hérnia inguinal devolve qualidade de vida a paciente no Hospital Metropolitano de Alagoas

 

 

Neide Brandão / Ascom Hospital Metropolitano de AL

O que começou como um simples desconforto durante um passeio de bicicleta se transformou em um alerta para a saúde de Edmilson Francisco, de 56 anos. Após buscar atendimento, ele recebeu o diagnóstico de hérnia inguinal, condição que ocorre quando parte do intestino ou tecido abdominal atravessa a parede muscular, formando um abaulamento. Atendido no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió, o paciente foi submetido a uma cirurgia segura e eficaz, que corrigiu a hérnia e trouxe alívio imediato.

 

“Eu sempre gostei de pedalar, mas comecei a sentir um incômodo que não passava. Fiquei preocupado e procurei ajuda. Fui muito bem acolhido no Hospital Metropolitano de Alagoas para a cirurgia e hoje estou aliviado. Agora posso pensar em voltar às minhas atividades sem medo, com saúde e qualidade de vida”, relata.

A médica Teresa Amélia, cirurgiã geral na unidade hospitalar, explicou a importância de procurar atendimento diante dos sintomas. “A hérnia inguinal não desaparece sozinha. Pelo contrário, ela pode aumentar com o tempo e, em alguns casos, trazer complicações graves, como o encarceramento do intestino. O tratamento cirúrgico é o único definitivo e, quando realizado precocemente, devolve bem-estar e segurança ao paciente”, esclareceu.

O procedimento de Edmilson foi feito com sucesso, e ele segue em recuperação, com o acompanhamento da equipe multidisciplinar do hospital, com alta prevista para poucos dias.