terça-feira, 15 de abril de 2025

Secretaria da Primeira Infância leva atendimentos odontológicos para Creche Cria no Benedito Bentes


 

 William Makaisy

O projeto Criando Sorrisos levou, na segunda-feira (14), atendimento bucal e ensinamentos lúdicos para 92 crianças da Creche Cria Edvaldo Albuquerque dos Santos, no Benedito Bentes. O projeto foi idealizado pela Secretaria de Estado da Primeira Infância (Cria) e busca, além de levar atendimentos, promover a saúde bucal de forma lúdica para as crianças. 

 

A ação foi acompanhada pela profissional de odontologia da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) Vanessa Vasconcelos Torres, que realizou avaliação odontológica dos pequenos. Ao todo, foram avaliadas 92 crianças, das quais 34 foram encaminhadas para tratamento de urgência.

De acordo com a secretária de Estado da Primeira Infância, Caroline Leite, a iniciativa, além de cuidar da saúde bucal, incentiva que as crianças aprendam a importância de escovar os dentes desde cedo. 

 

“Nossa prioridade é garantir que as crianças tenham acesso à saúde desde os primeiros anos de vida, e a saúde bucal faz parte disso. Com o Criando Sorrisos, levamos cuidado, mas também ensinamos de forma lúdica, despertando desde cedo a importância da prevenção e do autocuidado. É um trabalho que planta sementes para o futuro,” afirmou a secretária Caroline Leite.

A assessora técnica e enfermeira do Cria Emilly Cristine pontuou também que o trabalho da Secretaria, através do Criando Sorrisos, acontece antes, durante e depois da ação. Segundo ela, além do acompanhamento na creche, após a avaliação é feita uma solicitação para que as crianças com situações mais graves sejam encaminhadas para atendimento posterior junto a saúde básica do município. 

 

 

 

Vice-governador Ronaldo Lessa se afasta do Governo para tratamento de saúde


 

 Agência Alagoas

O Governo de Alagoas informa que o vice-governador Ronaldo Lessa encontra-se em São Paulo, onde realiza um tratamento médico para uma cefaleia que o afeta há alguns anos. Trata-se de um procedimento convencional, já programado, e sem maiores intercorrências.


O vice-governador está bem, acompanhado por especialistas, e deve permanecer afastado das atividades oficiais pelos próximos dias. O Governo de Alagoas deseja seu pronto restabelecimento e breve retorno às suas funções na Vice-Governadoria.

segunda-feira, 14 de abril de 2025

Centro em Reabilitação da Uncisal é referência na capacitação sobre desenvolvimento infantil

 

 

 Danielle Cândido / Ascom Uncisal

O Centro Especializado em Reabilitação (CER) da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) foi escolhido para representar o estado no projeto “Cuidados para o Desenvolvimento da Criança na Atenção Primária à Saúde (CDC-APS)”, desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

A formação ocorreu entre os dias 7 e 11 de abril, no Centro de Treinamento da Sociedade Mineira de Pediatria, em Belo Horizonte. Participaram do curso três servidoras do CER: a fonoaudióloga Cecília Marques e as fisioterapeutas Clarissa Cotrim e Eunicia Marluce Gonçalves.

Elas foram capacitadas como facilitadoras estaduais da metodologia CDC e, agora, serão multiplicadoras do conteúdo em Alagoas, auxiliando na formação de tutores municipais e profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS). “O nosso CER realiza assistência multiprofissional a crianças, com foco no desenvolvimento infantil e, por essa razão, foi escolhido para ser um dos Centros de Apoio Estaduais (CAE-CDC) no Brasil. A gente está muito honrado com essa missão, que vai permitir formar centenas de profissionais em Alagoas”, afirma a diretora do CER, Janaina Cajueiro.


A formação envolveu representantes de diversos estados, como Sergipe, Tocantins, Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Paraíba, Santa Catarina, Espírito Santo, Goiás, Ceará e São Paulo. A capacitação teve aulas teóricas sobre políticas públicas da primeira infância, cuidados responsivos, importância do brincar, estratégias de interação com o cuidador, entre outros temas.

Na etapa prática, as participantes passaram por dinâmicas de simulação, atendimentos supervisionados e atividades em grupo em diferentes unidades, como o ambulatório Acriar (HC-UFMG), a Unidade de Referência Secundária Saudade (URS Saudade), da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, e o Centro de Atendimento e Inclusão Social (Cais), em Contagem. Além disso, receberam feedbacks das equipes e participaram de discussões sobre as experiências vivenciadas.


“Foi uma semana muito intensa e de muito aprendizado. Tínhamos aulas o dia todo, com bastante troca entre profissionais de várias áreas e estados. Discutimos o desenvolvimento infantil, mas também o olhar para o cuidador, que muitas vezes é deixado em segundo plano. O curso nos mostrou como orientar esse cuidador, incentivar o brincar, destacar a importância da interação para o desenvolvimento da linguagem, motricidade e outras áreas”, conta a fonoaudióloga Cecília Marques.


A próxima etapa do projeto prevê que, após a conclusão da formação nos demais Centros de Apoio Estaduais — são 32 no total — e da fase online do curso, profissionais da APS selecionados pelo Ministério da Saúde serão encaminhados ao CER da Uncisal. Lá, realizarão atividades práticas supervisionadas pelas servidoras capacitadas.


“Vamos receber de 8 a 10 profissionais por mês, que já terão feito o curso online, disponível desde fevereiro na plataforma da UNA-SUS. Nosso papel será aplicar a parte prática, acompanhar os atendimentos, discutir os casos e compartilhar o que aprendemos. A meta nacional é capacitar 3 mil profissionais até fevereiro do próximo ano”, explica Cecília. “Com esse trabalho, o CER da Uncisal se consolida como referência em Alagoas para a formação de profissionais em uma das estratégias mais importantes para a promoção do desenvolvimento infantil na Atenção Primária à Saúde”, conclui Janaina Cajueiro.

 

 

 

domingo, 13 de abril de 2025

Governador empossa nova secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência nesta segunda


 

 

 Natalício Vieira / Ascom Secdef

O governador Paulo Dantas empossa, nesta segunda-feira (14), a nova secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, a ex-deputada Federal Tereza Nelma. A solenidade será realizada a partir das 17h, no Auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, no bairro do Centro, em Maceió. 

 

Tereza Nelma, que ocupava o cargo de secretária nacional de Aquicultura do Ministério da Pesca e Aquicultura do Governo Federal, desde março de 2023, substituirá a assistente social Arabella Mendonça, que assumiu a gestão da pasta em março de 2024. 

 

O ato de exoneração de Tereza Nelma como secretária Nacional de Aquicultura aconteceu na última sexta-feira (11), em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), assinada pelo ministro de Estado da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa. 

 

Em nota, Tereza Nelma expressou sua satisfação com o novo desafio.  "Comunico a todos, amigas e amigos, além de eleitoras e eleitores que já votaram em mim, tanto para vereadora de Maceió como para deputada federal, que aceitei o convite do governador Paulo Dantas para integrar a sua administração à frente da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência", declarou em sua nota.

 

A decisão, segundo ela, foi facilitada por seu envolvimento prévio com a proposta de criação da Secdef e pelo seu apoio à atual gestão estadual. "Apesar de deixar a Secretaria Nacional de Aquicultura, continuarei na base de apoio do governo Lula e na defesa intransigente da democracia", destacou Tereza.

 

Ela enfatizou ainda a importância da participação política e social para a construção de políticas sociais eficazes, visando a concretização dos direitos de diversos grupos, incluindo pessoas idosas, com deficiência, crianças, adolescentes e a causa do bem-estar animal. "Tenho o compromisso de manter as portas da Secdef mais abertas ainda, sem nenhuma discriminação, para receber sugestões e críticas de parlamentares, partidos políticos, sindicatos e associações civis", completou.

 

Natural de Arapiraca, Tereza Nelma tem 67 anos, é psicóloga formada pelo Cesmac, além de professora e especialista em Educação Especial. Sua experiência inclui atuação na rede pública de ensino e a diretoria de Educação Especial da Secretaria de Educação de Alagoas (Seduc), onde criou o Centro de Educação Especial Wandete Gomes de Castro e implementou o Ensino Especial em Maceió.

 

Trajetória política

 

A trajetória política de Tereza Nelma começou na liderança de movimentos em defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Ela foi vereadora de Maceió por quatro mandatos consecutivos (2005-2019), presidindo a Comissão de Direitos Humanos no último mandato. Durante seu período na Câmara Municipal, foi autora de pelo menos 145 leis. Na sua última eleição obteve a maior votação proporcional das capitais brasileiras.

 

Em 2018, elegeu-se deputada federal, sendo a única mulher a representar Alagoas na 56ª legislatura (2019-2023). Na Câmara dos Deputados, coordenou a bancada alagoana, foi vice-líder do Partido Social Democrático (PSD), coordenadora-adjunta da Secretaria da Mulher (2019-2020) e Procuradora da Mulher (2021-2022), período em que implantou o Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP).

 

No ano de 2022, foi anunciada para equipe de transição do Governo Federal pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin. Em março de 2023, foi nomeada secretária nacional de Aquicultura do Ministério da Pesca e Aquicultura na nova gestão do presidente Lula.

sábado, 12 de abril de 2025

Hospital da Mulher de Alagoas destaca importância dos obstetras por contribuírem com a saúde materna

 

 

Joyce Marques / Ascom Hospital da Mulher

O dia 12 de abril é dedicado a homenagear o profissional obstetra, essencial no acompanhamento das mulheres gestantes durante a gravidez, no trabalho de parto e pós-parto. O Hospital da Mulher de Alagoas, em Maceió, conta com 40 médicos obstetras e 23 enfermeiros obstetras, especialistas no cuidado à saúde materna, garantindo assistência às famílias que escolhem a maternidade da unidade hospitalar para a chegada de pequenos alagoanos. 


Para a médica obstetra e coordenadora da Obstetrícia do Hospital da Mulher, Ianara Lemos, o trabalho realizado é como uma missão de trazer vidas ao mundo. “Ser médica obstetra é entrega, presença e cuidado. Fazer parte desta equipe de trabalho é um privilégio e cada vida nascida é uma vitória para todos”, destaca a profissional.

A obstetrícia vai além dos estudos e teoria: a humanização, o apoio e atenção ofertados à paciente são fundamentais na construção de uma experiência segura, respeitosa e acolhedora durante o nascimento de uma nova vida. “Sempre me identifiquei com a obstetrícia. Ser participante de um momento sublime e único é incrível e com muita satisfação proporcionamos o cuidado, a empatia e o carinho no momento mais marcante na vida de uma mulher”, reafirma a enfermeira obstetra e coordenadora do Centro de Parto Normal, Celsa Rodrigues.


Para a enfermeira Celsa Rodrigues, é motivo de alegria atuar na área em um equipamento de saúde que oferece assistência completa às parturientes. “Fico muito realizada em saber que podemos contar com um equipamento de saúde completo, que assiste a gestante alagoana desde sua entrada até sua alta, e poder exercer minha profissão neste ambiente. É um sonho realizado”, finalizou.

 

sexta-feira, 11 de abril de 2025

Governo de Alagoas promove a 1ª Corrida Azul pela conscientização do autismo neste sábado


 

 

 Natalício Vieira / Ascom Secdef

 O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) realizará neste sábado (12) a 1ª Corrida Azul: pela conscientização do autismo.


O evento, que tem como objetivo principal promover a inclusão social e a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), contará com duas largadas distintas no estacionamento do Jaraguá, em Maceió; às 6h para corredores adultos e às 8h para a Corrida Inclusiva, dedicada a pessoas com TEA, outras deficiências e seus familiares.


A iniciativa inédita no estado busca dar visibilidade à causa do autismo, em um contexto onde estudos apontam para um aumento significativo na prevalência do transtorno. Dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos indicam que, em 2020, 1 em cada 36 crianças de 8 anos foi identificada com TEA. No Brasil, a estimativa é de cerca de 2 milhões de pessoas com o transtorno, e o Censo Demográfico de 2022 deverá trazer dados mais precisos sobre essa população.


A realização da Corrida Azul se fundamenta na urgência de promover a melhoria da qualidade de vida e a inclusão das pessoas com TEA, em consonância com a Lei Berenice Piana (Lei nº 12.764/2012) e a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015), que garantem direitos e a não discriminação. A prática de atividade física, comprovadamente benéfica para o desenvolvimento motor e comportamental de indivíduos com TEA, é um dos pilares do evento.


Para a secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Arabella Mendonça, essa ação do Governo de Alagoas reflete o compromisso crescente com essa parcela da população, materializando propostas do Plano de Governo. "Dentro do nosso plano temos ações de fomento ao paradesporto e a criação de campanhas educativas sobre os direitos das pessoas com deficiência. Essa corrida também se alinha com iniciativas de apoio a estudantes com deficiência e autismo, além de campanhas de combate à violência contra grupos vulneráveis", explicou a gestora.


Serviço


Evento: 1ª Corrida Azul: Pela conscientização do autismo

Data: Sábado (12)

Local: Estacionamento do Jaraguá, Maceió

Horários: 6h: Largada para corredores adultos

8h: Largada da Corrida Inclusiva (pessoas com TEA, outras deficiências e familiares)

 



Hospital Metropolitano se destaca em segurança do paciente e atinge alta conformidade em avaliação nacional

 

 

Neide Brandão / Ascom Hospital Metropolitano de Alagoas

O Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió, obteve alta conformidade na mais recente avaliação nacional das práticas de segurança do paciente em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). O reconhecimento reafirma o compromisso da unidade, que é mantida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), com a qualidade assistencial e a adoção de protocolos rigorosos que garantem um ambiente mais seguro para pacientes e profissionais de saúde.

 

A Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) é promovida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ela analisa diversos critérios fundamentais para a qualidade da assistência hospitalar, entre os quais, a implantação do Plano de Segurança do Paciente. 


O HMA se destacou pela identificação segura do paciente, o protocolo de cirurgia segura e a prevenção de quedas e lesões por pressão. A unidade hospitalar também tem atuado para prevenir o controle de infecções hospitalares, a segurança na prescrição e administração de medicamentos e o monitoramento de indicadores de infecções e consumo de antimicrobianos.

 

Segundo Ajax Caldas, diretor médico do HMA, esse resultado é um reflexo do empenho coletivo da equipe multiprofissional. “Por mais um ano consecutivo, nosso hospital preencheu todos os critérios de alta conformidade no quesito da avaliação para segurança do paciente, o que mostra todo o comprometimento da gestão e dos profissionais. A segurança do paciente é uma prioridade para nós e trabalhamos continuamente para aprimorar processos e garantir que cada paciente receba um atendimento de excelência e livre de riscos evitáveis”, destacou.

Avaliação anual

 

A coordenadora da Gestão da Qualidade do HMA, Lavínia Tenório, também celebrou a conquista e explicou que a avaliação acontece anualmente. “As instituições de saúde de todo o território brasileiro são convidadas a participar desta avaliação de forma voluntária. Ela inclui 21 indicadores sobre estrutura e processos. O Hospital Metropolitano preencheu mais de 70% destas questões”, comemorou.

 

Lavínia reforçou a importância da padronização dos protocolos. “Cada detalhe faz a diferença quando falamos de segurança em ambiente hospitalar. A adesão às melhores práticas permite não apenas reduzir riscos, mas também melhorar a experiência do paciente durante a internação. Cada profissional tem um papel crucial nesse processo. O reconhecimento da Anvisa nos motiva a continuar aprimorando nossas práticas”, afirmou.

Com essa certificação, o Hospital Metropolitano de Alagoas reafirma sua posição como referência em segurança do paciente, no ano anterior a unidade hospitalar também foi alta conformidade, garantindo um atendimento cada vez mais qualificado e humanizado.

 


quinta-feira, 10 de abril de 2025

Iteral e TJ entregam títulos de terra em Delmiro Gouveia e Poço das Trincheiras nesta sexta

  

Dyego Barros (Ascom Iteral)

O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) promove, nesta sexta-feira (11), mais uma ampla agenda de entregas de títulos de propriedade, durante visita do governador Paulo Dantas aos municípios de Delmiro Gouveia e Poço das Trincheiras.


A iniciativa, que beneficiará 451 famílias de agricultores das cidades sertanejas, é resultado do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre o Governo de Alagoas, o Tribunal de Justiça do Estado (TJ-AL) e a Associação dos Notários e Registradores (Anoreg-AL) no âmbito do Programa Rural Legal. 

A política pública de regularização fundiária, executada pelo Iteral desde o início de 2024, concede títulos de terra para pequenos produtores residentes em imóveis rurais de até 50 hectares. 


“O Instituto de Terras projeta alcançar 7.200 famílias camponesas até o fim de 2026, meta estabelecida pelo governador Paulo Dantas. Nosso objetivo é dar dignidade aos trabalhadores e trabalhadoras rurais em situação de vulnerabilidade e criar condições de permanência no campo”, afirma Jaime Silva, diretor-presidente da autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri). 

De acordo com o gestor, o Iteral já emitiu cerca de 4 mil títulos de propriedade, e as próximas entregas do órgão estadual estão programadas para os municípios de Mata Grande, Girau do Ponciano, Igaci, Pindoba, Carneiros e Senador Rui Palmeira.  


Além de efetivar a posse da terra, garantindo segurança jurídica ao agricultor, o documento abre caminho para a abertura de linhas de crédito em instituições bancárias. Isso permite a realização de investimentos e o aumento da produção. A papelada também viabiliza o acesso do trabalhador do campo à aposentadoria e outros direitos previdenciários fundamentais. 

Programação


Em Delmiro Gouveia, serão contempladas 246 famílias, de cinco assentamentos: Juá l, Juá ll, Araçá, Boa Vista e Bom Jesus. Além da entrega de títulos rurais, serão assinadas as ordens de serviços para construção de 110 cisternas de placas de 16 mil litros para atender as famílias residentes na zona rural do município que não têm acesso à água potável, através do Programa Cisternas, que integra o Mais Água Alagoas. A solenidade acontece no Ginásio Poliesportivo do povoado São Sebastião (antigo povoado Caixão), a partir das 11h. 


Já em Poço das Trincheiras, 205 famílias de diferentes comunidades rurais vão receber os documentos de titulação das terras em cerimônia prevista para às 14h, na Ponte Prefeito José Cicero Madeiro. O equipamento situado sobre o Rio Ipanema será inaugurado na mesma ocasião. Durante o evento, serão assinadas as ordens de serviço para construção de 127 cisternas, sendo 87 cisternas de placas de 16 mil litros, que atende o uso doméstico das famílias, e 40 cisternas calçadão de 52 mil litros, que viabilizarão a produção agropecuária.




quarta-feira, 9 de abril de 2025

Consórcio Nordeste: Paulo Dantas defende limite para pagamento anual de precatórios no Regime Geral


 

 Severino Carvalho / Agência Alagoas


O governador Paulo Dantas defendeu, nesta quarta-feira (9), durante a Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Nordeste, em Brasília (DF), que seja estabelecido um limite anual para pagamento dos precatórios pelo Estado. Ele criticou a falta de regramento dentro do Regime Geral, no qual Alagoas está inserido, e pediu o apoio do presidente da Câmara, Hugo Motta, que participou da reunião.

 

“O volume de pagamento tem se acumulado de maneira exponencial, ano a ano. Nós estamos no Regime Geral, e não existe um gatilho para retornar ao Regime Especial, que tem o limite de pagamento anual. Isso pode, inclusive, trazer um problema de passivo fiscal seríssimo, sendo levado até a uma insolvência”, alertou o governador.

Paulo lembrou, entretanto, que Alagoas não possui dívidas relacionadas ao pagamento de precatórios e que por isso está inscrito do Regime Geral – que contempla estados e municípios que conseguem pagar seus precatórios dentro do prazo constitucional. Estar nesse regime demonstra capacidade financeira e responsabilidade na gestão orçamentária.

 

“Nós não temos dívida, ou seja, o que é inscrito num ano é pago no ano subsequente. Mas [no Regime Geral] não tem limite de pagamento anual, nem regramento. O pedido para o Consórcio Nordeste e para o Congresso Nacional é para que encontremos um caminho, um gatilho para que, se necessário, sair do Regime Geral e voltar para o Regime Especial. Ou que tenhamos a condição de ter um limite de pagamento anual para quem também está enquadrado no Regime Geral”, defendeu Paulo Dantas.

 

Precatórios são requisições de pagamento expedidas pelo Poder Judiciário para cobrar de municípios, estados ou da União, valores devidos após condenação judicial definitiva.

 

Leveza

 

Durante a reunião, os govenadores demonstraram preocupação, sobretudo, com os projetos que geram custos aos Estados e pediram ao presidente do Parlamento que sejam sempre ouvidos nas discussões acerca de matérias que versam sobre o aumento de despesas.

“Quando aqui é trazida a preocupação acerca de projetos que tragam impacto, eu penso que o remédio para isso é termos esse diálogo constante. Temos total disponibilidade de dialogar para evitar qualquer surpresa ou qualquer medida que venha trazer uma mudança de planejamento”, assegurou Motta.


O governador de Alagoas parabenizou o presidente do Consórcio Nordeste e governador do Piauí, Rafael Fonteles, pela condução dos trabalhos na Assembleia Geral Ordinária desta quarta-feira (9). Ele também agradeceu a presença do presidente Hugo Motta na reunião.

 

“Hugo já trouxe uma leveza para o Parlamento, uma tranquilidade, um jeito perene de fazer o diálogo, de fazer a discussão, de buscar sempre as convergências”, destacou Paulo Dantas.

 

Pautas

 

Além da pauta fiscal, que integrou a agenda conjunta em defesa dos interesses do Nordeste no Congresso Nacional, governadores e governadoras discutiram temas fundamentais durante a Assembleia Geral do Consórcio Nordeste, como energia, industrialização sustentável e atração de investimentos internacionais.

A Assembleia também tratou da Missão Internacional ao Oriente Médio, prevista para maio de 2025. A viagem oficial dos governadores e governadoras aos países do Catar, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos visa atrair investimentos, fortalecer relações comerciais e diplomáticas, além de buscar firmar acordos com fundos de investimento voltados para infraestrutura, energias renováveis e inovação tecnológica.

 

Ibrape: 84% dos alagoanos avaliam que estradas melhoraram ou se mantêm estáveis na gestão Paulo Dantas


 

 Carlos Nealdo / Agência Alagoas

Investimentos feitos pelo Governo de Alagoas em infraestrutura contribuíram significativamente para a melhoria da malha viária do estado. A consequência disso é o reconhecimento dos alagoanos, como mostra pesquisa recente do Instituto Ibrape.

 

De acordo com o levantamento – realizado entre os dias 15 e 17 de março –, 84% da população avalia que as estradas alagoanas melhoraram ou se mantêm estáveis na gestão Paulo Dantas.

Para 57% dos entrevistados, as rodovias melhoraram, enquanto que para outros 27%, se mantiveram estáveis. Apenas 13% consideram que as estradas pioraram, e outros 3% não souberam ou não quiseram responder.

 

Desde 2022, o governador Paulo Dantas já entregou mais de 240 obras de pavimentação asfáltica e em paralelepípedos (rodoviária e urbana), totalizando mais de mil quilômetros, por meio de um investimento superior a R$ 1,75 bilhão, segundo dados da Secretária de Estado da Governança Corporativa.

 

Os investimentos se espalham por todas as regiões. Como artérias, as rodovias em bom estado fazem as mercadorias fluírem com eficiência, irrigando a economia a partir de Arapiraca que, geograficamente, fica no coração do estado; facilitam a movimentação de turistas nos litorais Norte e Sul, e rasgam o Sertão em direção a Delmiro Gouveia, que, em breve, contará com vias duplicadas até Maceió.

Entre vias urbanas, estradas e rodovias, o Governo de Alagoas já restaurou quase 500 km em todo o estado, por meio dos programas Pró-Estrada e Alagoas de Ponta a Ponta, executados pela Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand).

 

Segundo a pasta, só o Alagoas de Ponta a Ponta beneficiou 10 municípios, entre 2023 e 2024, com a pavimentação asfáltica de mais de 50 km, ligando as zonas rurais aos centros urbanos.

 

Além de facilitarem o escoamento da produção, os investimentos do Governo de Alagoas contribuem para o desenvolvimento de vários setores econômicos, entre eles o turismo no interior do estado. Levantamento divulgado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) revela que as atividades turistas no interior do Estado movimentaram 1,53 bilhão em 2022, um crescimento de 55,8% na comparação com o ano anterior. Isso significa que em 2022, os turistas que visitaram o interior deixaram R$ 4,1 milhões por dia na economia local.

 

Quando analisada a série histórica – iniciada em 2015 – o Valor Adicionado Bruto (VAB) do turismo no interior registrou crescimento de 194,2%, o avanço de três vezes, comparando o VAB de R$ 520,1 mil daquele ano com o de 2022.

 

“Temos a certeza que nos anos de 2023 e 2024 esses números serão, ainda mais, positivos, considerando que Alagoas teve em 2024 o menor número de desemprego, bateu a série histórica em malha viária e fluxo de passageiro na rodoviária e finalizou o ano com mais de 40% de incremento de desembarques de turistas internacionais”, ressalta a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga.

 

“Tudo isso é fruto de uma política de investimentos estratégicos, captação de novos negócios, de investimento em incentivo fiscal e locacional, de infraestrutura, e, claro, investimento em capacitação e qualificação, com o programa Escola do Turismo”, afirmou.

 

O VAB do turismo é o dinheiro que o turista deixa no estado. Quanto maior, mais a economia cresce. Quando o VAB aumenta, significa que mais gente está ganhando dinheiro com o turismo, gerando mais empregos, mais negócios e maior crescimento econômico.

 

 

terça-feira, 8 de abril de 2025

Alagoas vai premiar boas práticas em defesa dos direitos das pessoas idosas


 

Natalício Vieira / Ascom Secdef

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), lançou um edital de chamamento público para premiar "experiências exitosas" na promoção, proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa no estado. A publicação oficial ocorreu na quarta-feira (2), no Diário Oficial do Estado (DOE).


O Edital nº 01/2025 busca reconhecer e valorizar iniciativas bem-sucedidas de órgãos estaduais, municipais e organizações da sociedade civil sem fins lucrativos que atuam em conformidade com a Lei nº 9.076/2023, a qual estabelece o apoio governamental a ações que garantam os direitos das pessoas idosas e combatam a violência contra essa parcela da população.


A premiação, denominada "Premiação de Experiências Exitosas no Âmbito da Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa", tem como objetivo principal fomentar a criação de políticas públicas eficazes para os idosos alagoanos, dando visibilidade a projetos inovadores e estimulando a troca de boas práticas entre os diversos atores da rede de garantia de direitos.


Eixos temáticos


As iniciativas inscritas deverão se enquadrar em três eixos sendo eles: Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa, com ações que valorizem o protagonismo, o empoderamento e o envelhecimento ativo e saudável; a Proteção dos Direitos da Pessoa Idosa, com iniciativas, medidas e políticas públicas que visam garantir o respeito, a dignidade, a autonomia e a qualidade de vida dessa população; e a Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, com ações voltadas para o enfrentamento de todas as formas de violência, a aplicação das leis e a mobilização da sociedade sobre o respeito aos idosos.

 

Serão premiadas ainda experiência em duas categorias distintas; órgãos municipais e estaduais e organizações da sociedade civil sem fins lucrativos. O edital prevê a premiação de até 10 experiências exitosas, com uma distribuição paritária entre os órgãos governamentais e as organizações da sociedade civil. Uma comissão julgadora, designada pela Secdef, será responsável pela avaliação das iniciativas inscritas, seguindo critérios como articulação em rede, promoção de campanhas de enfrentamento à violência (como o Junho Violeta), protagonismo da pessoa idosa, integração de leis complementares, uso de tecnologias e a completude da ficha de inscrição.


Inscrições


As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas online, através do preenchimento de um formulário eletrônico disponível no site da Secdef, no período de 5 de abril de 2025 a 22 de abril de 2025.  Órgãos e organizações interessadas deverão informar os nomes dos envolvidos e o tipo de apresentação que será realizada.


A divulgação do resultado da premiação está prevista para o dia 30 de abril de 2025, no site da Secdef. As experiências vencedoras serão apresentadas durante o lançamento da 2ª edição do Guia Prático de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa, no dia 6 de maio de 2025, no auditório Oscar Sátyro do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), em Maceió.

 

segunda-feira, 7 de abril de 2025

Hospital de Emergência do Agreste realiza 3ª captação de órgãos e salva vidas de cinco pacientes em AL e RN

 

 

Por Tony Medeiros / Ascom HEA

O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, realizou a terceira captação de múltiplos órgãos para transplantes, consolidando-se como referência em doações na região. Desta vez, um agricultor de 28 anos, vítima de Traumatismo Cranioencefálico (TCE), tornou-se doador após confirmação de morte encefálica. Com a autorização da família, seu fígado, rins e córneas serão transplantados em pacientes de Alagoas e do Rio Grande do Norte, dando uma nova chance a quem aguarda na fila de espera.


A captação seguiu todos os protocolos do Ministério da Saúde, incluindo exames clínicos e a avaliação da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos (CIHDOTT). Após a confirmação do óbito, a equipe conversou com os familiares, que, mesmo em meio à dor, autorizaram a doação.


"Foram captados fígado, dois rins e duas córneas, que agora poderão salvar e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. A condição clínica do doador permitiu uma captação ampla e segura", explicou Andervan Leão, coordenador da CIHDOTT no HEA.


Trabalho em equipe e agilidadeO procedimento contou com o apoio da Central de Transplantes de Alagoas e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), reforçando a estrutura e a logística necessárias para garantir a viabilidade dos órgãos. A rapidez e a precisão das equipes foram essenciais para o sucesso da operação.


A diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque, destacou a generosidade da família e o comprometimento dos profissionais. "Em um momento tão difícil, a família do doador demonstrou extrema solidariedade. Nossa equipe está preparada para conduzir todo o processo com respeito e eficiência, porque sabemos que cada doação significa esperança para quem aguarda um transplante", disse.


Esta foi a terceira captação bem-sucedida no HEA, reforçando o papel do hospital no sistema de transplantes de Alagoas. A ação não só salva vidas, mas também inspira mais pessoas a se tornarem doadoras, mostrando que, mesmo diante da perda, é possível deixar um legado de esperança.

domingo, 6 de abril de 2025

No Dia Nacional de Combate ao Bullying, Seduc celebra avanços do Programa Coração de Estudante

 

 

Yasmin Henrique / Ascom Seduc

 

Nesta segunda-feira, 7 de abril, o Brasil celebra o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, uma data fundamental para reforçar a importância da prevenção e do enfrentamento dessas práticas nocivas no ambiente escolar. Desde 2011, essa data também é reconhecida por lei como o Dia de Combate ao Bullying nas Escolas Públicas Estaduais de Alagoas.


Nesse sentido, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem se destacado com iniciativas inovadoras que promovem mais segurança e bem-estar aos estudantes da rede estadual. Entre as principais ações, está o programa Coração de Estudante, lançado em março de 2024, com um investimento de R$ 4 milhões e focado na saúde mental dos alunos.

 

Com 60 psicólogos e 20 assistentes sociais distribuídos estrategicamente, o programa já realizou 33 mil atendimentos desde fevereiro, encaminhando alunos para suporte especializado sempre que necessário. Além disso, promove a distribuição de materiais didáticos e o fortalecimento das competências socioemocionais dos estudantes, contribuindo para um ambiente escolar mais acolhedor e seguro.

 

Impacto direto e duradouro

 

A presença de psicólogos e assistentes sociais tem sido essencial para a construção de um ambiente mais acolhedor na Escola Estadual José Corrêa da Silva Titara, escola de ensino médio integral, localizada em Massagueira - Marechal Deodoro.

A gestora geral da escola, Lucilene Rodrigues, também reforça a importância de projetos permanentes no combate à violência escolar. “Nossos alunos passam nove horas na escola. É importante se sentir acolhido e seguro. Quando um estudante é afetado pela violência, isso impacta sua saúde mental e seu desempenho acadêmico”, explica. Segundo a gestora, essa preocupação está presente desde a semana pedagógica, garantindo a continuidade das ações ao longo do ano letivo.

 

Ações de conscientização


Os estudantes também percebem as mudanças. Raquel Laurindo, de 16 anos, relata a transformação promovida pela presença da psicóloga no ambiente escolar. “O bullying é um tema complicado. Tanto para quem sofre quanto para quem presencia, porque existe o medo de se envolver e virar alvo também. Mas, com a chegada da Sandra, muitos alunos se sentiram mais seguros para pedir ajuda e falar sobre o que estavam passando. Fez muita diferença”, comenta.

 

Dentre as atividades promovidas na escola, estão rodas de conversa sobre bullying, respeito à diversidade e conscientização sobre o uso dos cordões de identificação por estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Muitos alunos evitam usar os cordões por medo de julgamentos. Trabalhamos a conscientização e explicamos que o bullying é crime”, ressalta Sandra.

 

O compromisso da escola é tornar essas iniciativas permanentes, assegurando que a conscientização e o respeito sejam valores essenciais no cotidiano escolar. “A escola precisa ser um espaço de aprendizado e reflexão. Precisamos ensinar os alunos a conviver com as diferenças e respeitar a dignidade do outro”, conclui Lucilene.


 

Atuando na escola, a psicóloga Sandra Abreu enfatiza a relevância do trabalho em grupo, realizado por meio de rodas de conversa, palestras e atividades educativas voltadas para estudantes, professores, gestores e familiares.

 

“O psicólogo escolar não realiza atendimento clínico, mas faz acolhimentos e encaminhamentos. Temos observado uma redução significativa nos casos de bullying, ansiedade e depressão”, destaca Sandra.

 

sábado, 5 de abril de 2025

Sine Alagoas oferece 729 vagas de emprego para esta semana

 

 

Edson Moura / Ascom Seteq

Para quem busca um novo emprego, a Secretaria do Estado de Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), por meio do Sine Alagoas, divulga com 729 vagas com carteira assinada, para esta semana, em 42 cargos diferentes. Há também oportunidades para cursos gratuitos em Maceió e Traipu.

 

Os cargos com mais vagas disponíveis são: operador de telemarketing (350 vagas), servente de obras (50 vagas), pedreiro (45 vagas), carpinteiro (42 vagas), auxiliar de produção (36 vagas), ajudante de carpintaria (30 vagas), armador (30 vagas) e ajudante de armação (30 vagas).

Confira lista completa a seguir:

 

Emprega Mais Alagoas

 

O programa de qualificação Emprega Mais Alagoas, da Seteq, chega esta semana ao município de Traipu com quatro cursos gratuitos: Produção de Doces e Salgados, Design de Sobrancelhas, Unhas em Gel e Barbeiro. Os cursos são destinados aos moradores da região e serão realizados em parceria com a Prefeitura de Traipu. As últimas vagas para inscrições estão sendo feitas na Secretaria Municipal da Mulher e Direitos Humanos de Traipu.

 

Curso em Maceió

 

Em parceria com a empresa Desenvolve Já Maceió, estão abertas 50 vagas para o curso gratuito de Telemarketing, com início marcado para esta semana. A formação será realizada de forma híbrida, combinando aulas presenciais e online. Ao todo, serão 20 dias de curso com ajuda de custo para o deslocamento nos dias presenciais.

 

Os participantes que concluírem a capacitação e forem aprovados terão a chance de ingressar em vagas home office na AlmavivA Experience. A inscrição desse curso deve ser feita pelo site www.formacaomercadologica.com.br

 

Unidades do Sine Alagoas

 

Em todo o Estado, o Sine Alagoas conta com 12 unidades de atendimento (confira endereços abaixo), oferecendo cadastro de currículo e consultas de vagas de emprego, captação de vagas e atendimento ao empresário, habilitação ou restituição do Seguro-Desemprego e orientação para emissão da Carteira de Trabalho Digital.

 

O Sine Alagoas também está orientando o uso da Carteira de Trabalho Digital para solicitação do Crédito do Trabalhador, uma linha de crédito oferecida pelo Governo Federal.

 

Para mais informações, entre em contato pelo whastapp (82) 98884-8974, pelo e-mail vagas.sinealagoas@gmail.com ou pelo direct do instagram @seteqalagoas.

 

Confira as vagas desta semana:

 

Maceió (428 vagas)

 

Ajudante de armazém (2)

 

Ajudante de carga e descarga (1)

 

Armador (2)

 

Assistente de vendas  (1)

 

Auxiliar de cozinha (10)

 

Auxiliar de estoque (3)

 

Auxiliar de serviços gerais (12)

 

Auxiliar operacional UBP (1)

 

Carpinteiro (12)

 

Colador (2)

 

Conferente (1)

 

Consultor externo PAP (6)

 

Doméstica (1)

 

Eletricista de instalação (1)

 

Fiscal de caixa (6)

 

Garçom (10)

 

Líder de salão (3)

 

Manutencista predial elétrica e hidráulica (3)

 

Mecânico de refrigeração e climatização (1)

 

Operador de call center bancário (250)

 

Operador de pá carregadeira (1)

 

Operador de vendas (3)

 

Padeiro (7)

 

Pedreiro (25)

 

Recepcionista de restaurante (2)

 

Representante de atendimento bilingue (10)

 

Servente de obras (40)

 

Supervisor de vendas (1)

 

Tapeçador (2)

 

Vendedor externo (6)

 

 

 

Vagas PCD Maceió (142 vagas)

 

Auxiliar de produção (36)

 

Servente de obras (5)

 

Operador de call center bancário (100)

 

Auxiliar operacional UBP - Marechal (1)  

 

 

Vagas Porto Calvo (159 vagas)

 

Ajudante de armação (30)

 

Ajudante de carpintaria (30)

 

Ajudante de obras (8)

 

Armador (30)

 

Carpinteiro (30)

 

Encanador industrial (2)

 

Eletricista de plan. de instalações elétricas (3)

 

Pedreiro de edificações (1)

 

Pedreiro (20)

 

Servente de obras (5)

 

 

Unidades do Sine-AL

 

Maceió

 

Sine - Central Já! Shopping Farol

 

Sine - Central Já! Maceió Shopping

 

Sine - Central Já! Galeria em frente ao Shopping Pátio Maceió

 

Sine - Jaraguá

 


Interior

 

Sine - Central Já! Arapiraca - Partage Shopping

 

Sine - Central Já! Carajás Marechal Deodoro

 

Sine - Santana do Ipanema

 

Sine - Central Já! Porto Calvo

 

Sine - Central Já! União Dos Palmares

 

Sine - Central Já! Penedo

 

Sine - Coruripe

 

Sine - São Miguel dos Campos

 

sexta-feira, 4 de abril de 2025

Governo de Alagoas marca presença no Infra Nordeste GRI 2025 com debate sobre saneamento

 

Ascom Casal

O presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Luiz Neto, representou o Estado de Alagoas na quarta edição do Infra Nordeste GRI 2025, realizado na quinta-feira (3) no Recife. O evento, considerado um dos mais importantes do setor de infraestrutura no país, reuniu representantes de empresas públicas e privadas para discutir avanços e desafios regionais.


Durante o painel "Modelagem para o Saneamento: quais os elementos chave nos estudos técnicos para 2025", Neto compartilhou a experiência alagoana e ressaltou o potencial das parcerias entre poder público e iniciativa privada para o desenvolvimento do setor.

"A experiência de Alagoas se destaca como um dos principais modelos de regionalização do saneamento no Brasil. Durante o evento, pudemos abordar questões bem sucedidas do estado, como novos investimentos, tarifa social, equilíbrio econômico-financeiro e abrangência contratual, elementos que garantem a sustentabilidade a longo prazo dos projetos de saneamento", disse o presidente da Casal, Luiz Neto.


O painel contou com a moderação de Daniela Sandoval, vice-presidente de Assuntos Corporativos e Regulatórios da BRK Ambiental, e reuniu nomes expressivos do setor como Marcelo Bruto da Costa Correia (secretário executivo de Parcerias do Governo de Pernambuco), Marcos Borghi (Conasa Infraestrutura), Marilene Ramos (Grupo Águas do Brasil), Renato Sucupira (BF Capital) e Ricardo Torres (Compesa), além de Alexandre Anderaós (ANA) e Letícia Pimentel (BNDES).

O Infra Nordeste GRI 2025 teve como foco promover discussões sobre projetos estratégicos em diversas áreas de infraestrutura, incluindo segurança hídrica, saneamento, mobilidade urbana, resíduos sólidos e energia renovável. Os debates buscaram identificar oportunidades e estratégias para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da região Nordeste através de investimentos em infraestrutura.